Ouvindo...

‘Seja a ordem na sua casa': diz integrante da Secretaria de Saúde de JF sobre combate ao Aedes aegypti

Gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental reforça que medidas preventivas são o caminho

Aedes Aegypti, vetor do vírus da dengue

Diversas frentes de combate ao Aedes aegypti estão em andamento em Juiz de Fora. Uma delas é a vacina para crianças entre 10 e 14 anos, disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Juiz de Fora. Neste sábado (15), será o último mutirão de imunização. Até o momento, mais de 800 doses foram aplicadas na campanha.

Além disso, também está em andamento neste sábado um mutirão de limpeza nos bairros da Região Nordeste que, nesta semana, recebeu a vistoria dos agentes de combate à endemias e também a fiscalização de posturas.

“Além da vacina, a prevenção também é efetiva nesse momento, como a eliminação dos focos do mosquito. Para o combate à dengue, é necessário a participação da população. As pessoas precisam evitar o acúmulo de objetos, um possível criador para o mosquito. Então, limpe seus quintais, seja a ordem de casa”, destacou a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Louise Cândido.

Ouça a íntegra da participação dela no Itatiaia Entrevista

Atuação da fiscalização de posturas

Nesta semana, os fiscais de posturas e os agentes de endemias estiveram nos bairros Santa Terezinha e Parque Independência. Eles vistoriaram possíveis focos geradores de vetores como lotes vagos; imóveis abandonados e veículos em abandono nas vias; caixas d’água sem fechamento; e acúmulo de água em elementos da edificação, como lajes e marquises.

Conforme a Prefeitura, foram emitidos cinco termos de intimação para a limpeza de lotes vagos, dois termos de intimação para veículos abandonados, um termo de intimação para manutenção de piscina, três autos de infração para limpeza de lotes vagos e cinco diligências fiscais.

Dos três autos de infração, dois são para realizar a limpeza dos lotes vagos e os proprietários devem pagar uma multa de R$ 1.080,83 cada um.

No terceiro auto de infração, o proprietário deve realizar a limpeza e incluir o fechamento do lote e construção de passeio e pagar uma multa de R$ 4.862,21.

Todos os responsáveis terão 20 dias para realizar a limpeza dos lotes vagos. Já os donos de veículos receberam 24h para retirá-los das ruas.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.