Diversas frentes de combate ao Aedes aegypti estão em andamento em Juiz de Fora. Uma delas é a vacina para crianças entre 10 e 14 anos, disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Juiz de Fora. Neste sábado (15), será o
Além disso, também está em andamento neste sábado um
“Além da vacina, a prevenção também é efetiva nesse momento, como a eliminação dos focos do mosquito. Para o combate à dengue, é necessário a participação da população. As pessoas precisam evitar o acúmulo de objetos, um possível criador para o mosquito. Então, limpe seus quintais, seja a ordem de casa”, destacou a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Louise Cândido.
Ouça a íntegra da participação dela no Itatiaia Entrevista
Atuação da fiscalização de posturas
Nesta semana, os fiscais de posturas e os agentes de endemias estiveram nos bairros Santa Terezinha e Parque Independência. Eles vistoriaram possíveis focos geradores de vetores como lotes vagos; imóveis abandonados e veículos em abandono nas vias; caixas d’água sem fechamento; e acúmulo de água em elementos da edificação, como lajes e marquises.
Conforme a Prefeitura, foram emitidos cinco termos de intimação para a limpeza de lotes vagos, dois termos de intimação para veículos abandonados, um termo de intimação para manutenção de piscina, três autos de infração para limpeza de lotes vagos e cinco diligências fiscais.
Dos três autos de infração, dois são para realizar a limpeza dos lotes vagos e os proprietários devem pagar uma multa de R$ 1.080,83 cada um.
No terceiro auto de infração, o proprietário deve realizar a limpeza e incluir o fechamento do lote e construção de passeio e pagar uma multa de R$ 4.862,21.
Todos os responsáveis terão 20 dias para realizar a limpeza dos lotes vagos. Já os donos de veículos receberam 24h para retirá-los das ruas.