Ouvindo...

Bairros da região Nordeste de Juiz de Fora recebem mutirão de combate ao Aedes aegypti

Limpeza será neste sábado (15), com presença de agentes de endemias, funcionários do Demlurb e fiscais de postura

A Prefeitura de Juiz de Fora vai promover um mutirão de limpeza neste sábado (15), para intensificar o trabalho de combate à dengue, zika e chikungunya. Nesta semana, serão contemplados Bandeirantes, Parque Guarani, Granjas Bethânia, Vila Montanhesa e Grama.

Caminhões e equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) percorrerão as ruas dos bairros entre 8h e 14h. Os moradores devem deixar na porta de casas materiais que acumulam água, como pneus e garrafas.

Fiscais de posturas também atuarão no mutirão para ações como identificação de focos geradores de vetores, fechamento de caixa d´água, identificação de imóveis abandonados e veículos em abandono nas vias, edificações insalubres e acúmulo de água em elementos da edificação, como lajes e marquises.

Outros itens como: móveis, restos de construção civil, madeira e resíduos volumosos devem ser descartados nos Ecopontos, que ficam na Rua Francisco Pinheiro, Nova Benfica; Rua Carlos Tavares Pinto, Retiro; Rua José Apolônio dos Reis, 100, em frente ao Ginásio Municipal, Aeroporto; Rua Antônio Weitzel, em frente ao nº 710, Barbosa Lage e na Rua José Meirelles, Parque das Águas.O funcionamento é das 8h às 17h de segunda a sexta-feira e de 8h às 12h aos sábados.

Denúncias de locais com suspeita de criadouros do Aedes aegypti devem ser feitas pelo WhatsApp (32) 98432-4608

Dados das doenças causadas pelo Aedes aegypti em 2025

Em 2025, Juiz de Fora tem 26 casos confirmados de dengue e 136 prováveis, conforme o Painel de Monitoramento de Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Sobre Chikungunya, cidade tem oito confirmações e oito prováveis da doença. Em relação a Zika, nenhum caso foi registrado no município, segundo dados do Painel de Monitoramento.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.
Leia mais