Quinze mil visitantes são esperados em cada um dos dois maiores cemitérios de Juiz de Fora, Parque da Saudade e Cemitério Municipal Nossa Senhora Aparecida, neste domingo (2), Dia de Finados.
As administrações divulgaram orientações para facilitar o acesso das pessoas que pretendem visitar os túmulos de entes queridos. Além disso, haverá esquema de trânsito no entorno dos dois locais, nos bairros Santa Terezinha e Poço Rico. Os agentes de transporte e trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) estarão presentes para orientar motoristas e garantir a fluidez nestes pontos.
Cemitério Municipal
Para receber os 15 mil visitantes, o cemitério no Bairro Poço Rico passou por reformas, pinturas, obras de manutenção e limpeza geral. Neste sábado (1º), a visitação será de 8h às 17h.
No domingo (2), os quatro portões estarão abertos das 7h às 17h. E a Capela 5 funcionará como central de Informações para localização de sepulturas.
Ambulantes venderão flores e velas. A lanchonete funcionará normalmente.
Os túmulos mais visitados no feriado de finados são o Jazigo da Santa Palmira, o Jazigo da família Halfeld, o Mausoléu da Família Pantaleone e Arcuri, o Jazigo onde se encontram as cinzas do ex presidente Itamar Franco, o Jazigo do Padre Wilson, e o Túmulo da “Bruxa”. As sepulturas públicas situadas na parte alta do cemitério também recebem grande volume de visitantes.
Cemitério Municipal de Juiz de Fora
Parque da Saudade
No Bairro Santa Terezinha, também são esperadas cerca de 15 mil pessoas no Parque da Saudade no domingo (2), de 7h às 18h. Tradicionalmente é o dia de maior movimentação no local, que já conta com aproximadamente 40 mil sepultados, distribuídos em 18 mil jazigos em seis jardins.
Para manter a boa conservação dos espaços e garantir uma visita tranquila, a administração do cemitério reforça algumas orientações. A primeira é preferir flores naturais às artificiais, para facilitar a limpeza e o trabalho das equipes de manutenção. O acendimento de velas deve ser feito exclusivamente nos velários distribuídos pelo cemitério. É proibido acender velas sobre as lápides.
O Parque da Saudade passou por uma limpeza especial. Por isso, a administração solicita que as pessoas descartem o lixo nos locais apropriados. Haverá equipes de segurança e orientação de prontidão para auxiliar motoristas e pedestres, além do reforço da Polícia Militar.
Uma ambulância estará de plantão durante todo o dia para atender eventuais emergências. Estão previstas missas às 9h e às 11h celebradas pelo Capelão do Cemitério, Padre Tonny Frauches Reis.
Cemitério Parque da Saudade em Juiz de Fora
Trânsito e segurança
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), será implantada mão única na Avenida Alencar Tristão, entre a Avenida Rui Barbosa e a rotatória que dá acesso ao bairro Nossa Senhora das Graças.
Para acessar o cemitério, os veículos vindos do bairro Bandeirantes e adjacências deverão seguir o seguinte trajeto: Rua Grão Mogol, Avenida Rui Barbosa, Rua Santa Terezinha, Rua Doutor José Eutrópio, Rua Humberto de Campos, Avenida Rui Barbosa e Avenida Alencar Tristão. A administração do Cemitério informou que haverá duas saídas alternativas: uma para a Avenida Rio Branco (Garganta do Dilermando) e outra para o bairro Manoel Honório (via Centenário).
No Bairro Poço Rico, a SMU informou que a Rua Osório de Almeida terá estreitamento de pista para possibilitar o estacionamento. No interior do cemitério será permitida apenas a entrada de táxis, carros de funerárias e o acesso para embarque e desembarque de pessoas com deficiência.
Leia também
Dia do Servidor Público altera serviços na Prefeitura de Juiz de Fora Uma vida de luta pelos direitos: morre Adenilde Petrina Bispo aos 73 anos em Juiz de Fora