Neste sábado (13) é comemorado o
Minas Gerais é o berço da cachaça de alambique e concentra o maior número de cachaçarias registradas no país: são mais de 600 atualmente. Desse total, grande parte está na região.
Um estudo realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária mostra que a cidade de Alto do Rio Doce, no Campo das Vertentes, é a segunda do país com maior número de cachaçarias registradas. São 22, três a menos que a cidade de Viçosa do Ceará (CE), que tem 25 e é a primeira da lista. Entre os dez municípios no topo do ranking, cinco são de Minas Gerais.
No distrito de Abreus, em Alto Rio Doce, a produção iniciou na década de 50. Um dos produtores da cidade, Pedro Henrique Vieira de Oliveira, responsável pela Cachaça Rainha da Cana, explica que a produção iniciou com o bisavô e, hoje, produz cerca de 700 litros de cachaça por dia. “A cachaça traz diversas possibilidades de agregar valor, seja com uma garrafa mais bem apresentada ou com o cuidado no envelhecimento. Cada etapa desse processo carrega uma história, que é transmitida ao consumidor na própria garrafa. É aí que está a verdadeira valorização do produto.”
Indo agora para o outro lado, fomos às ruas para ouvir a população destacando a importância da bebida. Confira