Amigas e amigos do Agro!
O anúncio oficial está previsto para o próximo dia 26 em Pequim, entretanto
o mercado brasileiro já sentiu o baque e no mercado futuro da B3 os preços da arroba começam a cair temporariamente.
Hoje, o mercado futuro teve queda de 1,2% nos contratos de novembro com a arroba valendo R$ 315,20. Já dezembro os contratos entraram em queda de 1,34%, cotado com R$ 315,80. Janeiro baixou 0,91% e fevereiro, 0,66%.
As novas regras a serem aplicadas pela China na importação da carne bovina, segundo o “companheiro” Xi Jinping, valem também pra o Brasil e demais exportadores mundiais.
Sempre quando vai terminando o ano, os chineses diminuem as importações, principalmente da carne, e começam a fazer uma série de pressões no sentindo de buscar melhores preços no mercado.
Confira alguns ítens que estarão entre as normas chinesas:
- Controle mais rigoroso nas alfandegas chinesas, o que exige mais tempo para liberação, acarretando mais custos de logística e taxas.
- Endurecimento e limitado crédito para as empresas importadoras
- Redução dos frigoríficos habilitados nos países de origem da exportação
- Estabelecer limites de cotas para a entrada da carne bovina na China, protegendo os produtores e indústrias locais.
Diante dessas regras de importação, não há dúvida que haverá mais taxas alfandegárias subindo os valores da carne estrangeiras, não para o produtor, mas para as empresas chinesas que importam e que logicamente vão transferir novos custos a quem está exportando.
Em se confirmando as nova diretrizes no dia 26 de novembro, haverá reflexo direto nas exportações brasileiras de carne bovina.
E como estamos travados também nos Estados Unidos fica mais fácil para Donald Trump continuar sua política contra o Brasil.
Precisamos ver o mercado internacional com mais seriedade e menos interesses ideológicos. Brincadeiras tem hora!
Autoridades brasileiras de diversos setores têm tratado as questões políticas e comerciais com muita pirotecnia e muitas vezes soltando foguete molhado.
Itatiaia agro, Valdir Barbosa