Valdir Barbosa | China anuncia novas medidas para importação de carne bovina

Medidas devem ser anunciadas oficialmente pelo ‘companheiro’ Xi Jinping no dia 26 de novembro e vai vai atingir também o mercado de exportações brasileiro

Carne bovina

Leia também

Amigas e amigos do Agro!

O anúncio oficial está previsto para o próximo dia 26 em Pequim, entretanto

o mercado brasileiro já sentiu o baque e no mercado futuro da B3 os preços da arroba começam a cair temporariamente.

Hoje, o mercado futuro teve queda de 1,2% nos contratos de novembro com a arroba valendo R$ 315,20. Já dezembro os contratos entraram em queda de 1,34%, cotado com R$ 315,80. Janeiro baixou 0,91% e fevereiro, 0,66%.

As novas regras a serem aplicadas pela China na importação da carne bovina, segundo o “companheiro” Xi Jinping, valem também pra o Brasil e demais exportadores mundiais.

Sempre quando vai terminando o ano, os chineses diminuem as importações, principalmente da carne, e começam a fazer uma série de pressões no sentindo de buscar melhores preços no mercado.

Confira alguns ítens que estarão entre as normas chinesas:

- Controle mais rigoroso nas alfandegas chinesas, o que exige mais tempo para liberação, acarretando mais custos de logística e taxas.

- Endurecimento e limitado crédito para as empresas importadoras

- Redução dos frigoríficos habilitados nos países de origem da exportação

- Estabelecer limites de cotas para a entrada da carne bovina na China, protegendo os produtores e indústrias locais.

Diante dessas regras de importação, não há dúvida que haverá mais taxas alfandegárias subindo os valores da carne estrangeiras, não para o produtor, mas para as empresas chinesas que importam e que logicamente vão transferir novos custos a quem está exportando.

Em se confirmando as nova diretrizes no dia 26 de novembro, haverá reflexo direto nas exportações brasileiras de carne bovina.

E como estamos travados também nos Estados Unidos fica mais fácil para Donald Trump continuar sua política contra o Brasil.

Precisamos ver o mercado internacional com mais seriedade e menos interesses ideológicos. Brincadeiras tem hora!

Autoridades brasileiras de diversos setores têm tratado as questões políticas e comerciais com muita pirotecnia e muitas vezes soltando foguete molhado.

Itatiaia agro, Valdir Barbosa

Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...