A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) realiza o evento “O Meio Ambiente é o que nós somos”, nesta quinta-feira (5). A iniciativa faz parte da celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
A programação ocorreu das 9h às 16h, na Praça Cívica do campus Juiz de Fora, com atividades gratuitas e abertas à comunidade. Entre os destaques estão oficinas vinculadas a projetos de extensão, retorno da Feira Sustentável da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) e a distribuição de 250 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, como Jatobá, Ipê-rosa, Ipê-roxo, Ipê-amarelo, Óleo-copaíba, Sapucaia, Guatambu, Capitão-do-mato, Pinheiro-brasileiro, Pau-viola, Saboneteira e Canjerana.
Além disso, as oficinas e palestras vão abordar o manejo sustentável de abelhas nativas sem ferrão, quiz ambiental, confecção de papelão com moldes 3D, produção de sabão e detergente a partir de óleo usado, e troca de saberes sobre educação ambiental e técnicas sustentáveis.
A diretora de Sustentabilidade da UFJF, Rosana Colombara, conversou com Désia Souza sobre a programação. Ouça o Itatiaia Entrevista.
Programação e atividades
A feira da Intecoop contará com a comercialização de roupas, acessórios, bolsas, bijuterias artesanais, itens de decoração ecológicos, brinquedos feitos com resíduos e alimentos orgânicos.
Durante o evento, será realizada a coleta adequada de materiais recicláveis, como eletroeletrônicos, pilhas, baterias e óleo de cozinha usado. Esses resíduos serão pesados e seus valores comerciais apresentados ao público, como forma de demonstrar o potencial da reciclagem na geração de renda para os catadores.
O Centro de Ciências fará uma demonstração do processo de reutilização de garrafas plásticas para produção de filamentos utilizados em impressoras 3D, enquanto o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) apresentará pesquisas sobre o uso do biodiesel em forma pura.
A Enactus UFJF participa com projetos voltados à compostagem e produção orgânica, além de capacitações em corte e costura voltadas para mulheres. Já o GET/ESA (Grupo de Educação Tutorial da Engenharia Ambiental e Sanitária) estará presente com atividades de separação de resíduos e compostagem por meio do projeto “Meio Ambiente na Praça”.
Outras atividades complementares incluem palestras sobre o papel do Jardim Botânico como espaço de educação ambiental e sobre a “Psicologia dos Povos das Florestas e a Emergência Climática”. O projeto “Cores da Natureza”, da Empresa Júnior de Química, também marca presença com ações que unem arte e ciência, inspiradas na biodiversidade. O público poderá visitar o Jardim Sensorial, que proporciona experiências com plantas por meio dos sentidos.
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira