Ouvindo...

Juiz de Fora institui Ouvidoria Especial para Defesa da Pessoa Idosa

A iniciativa pretende assegurar e proteger os direitos dessa parcela da população

Foi lançada a Ouvidoria Especial de Proteção à Pessoa Idosa do Município de Juiz de Fora. A iniciativa atende a Lei 14.723 de 23 de outubro de 2023, proposta pelo vereador Julinho Rossignoli (PP). Atualmente, conforme dados do Censo 2022, mais de 112 mil pessoas dos mais de 540 mil habitantes de Juiz de Fora estão entre 60 e 100 anos ou mais.

A nova ouvidoria pode ser acessada por meio do site da eOuve ou presencialmente no prédio-sede da Prefeitura. Ela estará ligada à Controladoria Geral do Município com suporte da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH). Maria Cristina Pereira, que já atua como coordenadora de políticas públicas para a pessoa idosa da SEDH, foi nomeada como a responsável pela Ouvidoria.

Entre as funções da iniciativa estão: receber e encaminhar denúncias de violência ou discriminação contra pessoas idosas; ouvir críticas e sugestões; produzir relatórios para orientar decisões do poder público e realizar campanhas de conscientização sobre os direitos da pessoa idosa.

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.