Ouvindo...

Bom ou ruim? Moradores de JF opinam sobre possível volta do horário de verão

A questão voltou a ser discutida diante do risco de sobrecarga no sistema elétrico

Diante do risco de sobrecarga no sistema elétrico, especialmente no fim do dia, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) voltou a defender a volta do horário de verão, extinto em 2019.

A medida é vista como solução simples, barata e eficaz para aliviar o consumo nos horários de pico. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também alerta para risco de apagões entre 2025 e 2029.

A decisão cabe ao Governo Federal, que já recebeu apoio técnico e popular para retomar a medida.

Além dos especialistas e representantes do setor, a discussão sobre o retorno do horário de verão também causa questionamentos entre os brasileiros. Enquanto alguns defendem a economia de energia e o aproveitamento da luz natural, outros questionam os impactos na rotina e na saúde.

Por isso, a Itatiaia foi às ruas para saber se a população aprova ou não o retorno do horário de verão. Confira.

Leia também

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.