A Prefeitura de Juiz de Fora arrecadou R$ 147 milhões com o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2026. Segundo a Secretaria Municipal da Fazenda, no mesmo período do ano passado, foram arrecadados R$ 132 milhões.
Os dados se referem ao balanço até esta terça (3). A Itatiaia questionou quantos contribuintes optaram pelo
Agora, as opções são quitar à vista, sem desconto ou parcelamento em 10 vezes. Para ambos, a data é limite é 20 de março.
Ainda conforme a Prefeitura, o número de reclamações registradas no Diga contra os lançamentos em 2026 foi de 1.462, o que representa cerca de 0,5% do total da base de cerca de 270 mil imóveis cadastrados.
Prazos para recursos
Quando o contribuinte quiser manter o desconto de 10% para pagamento à vista do IPTU, deverá efetuar o pagamento da cota única e, em seguida, protocolar a reclamação.
Já nos casos em que optar pelo parcelamento, a reclamação poderá ser apresentada antes do pagamento, até o vencimento da primeira parcela, em 20 de março. Neste caso, a cobrança do tributo permanece suspensa até a decisão administrativa
Contribuintes que considerarem o valor lançado incorreto podem protocolar uma Reclamação Contra Lançamento (RCL) pelo
Leia também
Prefeitura revoga decreto que aumentou o valor do IPTU 2026 em Juiz de Fora Decreto que aumenta valor do IPTU 2026 em Juiz de Fora vira caso de Justiça Pagamento do IPTU com desconto pode ser realizado a partir desta sexta (9)