Agentes de endemia vistoriam sete regiões de Juiz de Fora nesta semana

Segundo cronograma da Secretaria de Saúde, equipes percorrerão 16 bairros no combate ao Aedes aegypti

Dezesseis bairros em sete regiões formam a rota dos Agentes de Combate às Endemias até sexta-feira (6) em Juiz de Fora.

Segundo a Secretaria de Saúde, os servidores estarão uniformizados e vão orientar os moradores e responsáveis pelos imóveis sobre a prevenção de focos do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Confira os bairros e regiões na rota desta semana

  • Região Leste: Vitorino Braga;
  • Região Central: Bom Pastor e Jardim Glória;
  • Cidade Alta (Região Oeste): Bosque do Imperador e Condomínio Neo Residencial;
  • Região Norte: Nova Era II, Parque das Águas, Fontesville II e Distrito Industrial;
  • Região Sul: Ipiranga, Cidade Nova, Sagrado Coração de Jesus, Jardim Gaúcho e São Geraldo;
  • Região Sudeste: Santo Antônio;
  • Região Nordeste: Parque Independência.

Orientações da Secretaria Municipal de Saúde

A pasta solicita o apoio dos moradores na abertura de suas residências para que os profissionais possam realizar o trabalho de tratamento focal.

No decorrer da visita, sempre acompanhado pelo responsável do imóvel, os agentes de combate às endemias devem orientar e avaliar as situações de risco para remanejar e/ou eliminar os recipientes que possam acumular água e/ou que não tenham utilidade.

O agente deverá tratar corretamente com larvicida aqueles recipientes que não puderem ser eliminados. As visitas são feitas na parte externa e interna dos imóveis.

A Secretaria de Saúde ressalta que é muito importante receber os agentes para evitar o crescimento de casos durante o período propício para a reprodução do mosquito. A maioria dos focos é encontrada dentro das residências.

Os moradores devem seguir as orientações dos agentes:

  • Sempre verifique os ralos e a cisterna, bromélias, plantas aquáticas e troncos de árvores no jardim;
  • Retire os pratinhos das plantas, tampe os tambores com água de chuva;
  • Verifique também os banheiros em desuso, as caixas d’água e inspecione o quintal;
  • Descarte o seu lixo corretamente;
  • Mantenha a piscina sempre tratada, mesmo se estiver em desuso.

Ferramenta de denúncias

O sistema JF Contra o Aedes: Orientação e Prevenção recebe denúncias de locais de criadouros do mosquito e tem como finalidade mapear as informações das doenças causadas pelo mosquito: dengue, zika, febre amarela e chikungunya.

A plataforma pode ser acessada em smartphones, tablets, notebooks e computadores e pode ser acessada em qualquer navegador.

A população também pode auxiliar no combate por meio de denúncias de possíveis focos através do WhatsApp, pelo número (32) 98432-4608, ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br.

Denúncias podem ser feitas, ainda, em qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) no município.

Leia também

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

Ouvindo...