Ouvindo...

Durval Ângelo destaca postura educativa do TCE aos agentes públicos de MG

Presidente do Tribunal está em Juiz de Fora para encontro técnico com representantes de municípios.

Durval Ângelo participa de evento do TCE-MG em Juiz de Fora

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Conselheiro Durval Ângelo, está em Juiz de Fora para o Encontro Técnico “TCE-MG e os Municípios”.

Serão dois dias de eventos, que terá discussões sobre “Fiscalização e Transparência: o TCE-MG e a Reforma Tributária nos Municípios”. As atividades ocorrem no Teatro Paschoal Carlos Magno e no Ritz Hotel. Em coletiva nesta quarta-feira (26), Durval Ângelo destacou a finalidade de aproximar o Tribunal dos agentes públicos.

“Não adianta a gente ter uma legalidade estabelecida na Constituição Federal e Estadual, de qual é a competência do Tribunal. Isso nós sabemos e os jurisdicionados sabem muito bem. Ou por amor ou por temor, eles sabem. A gente tem que ganhar legitimidade. E ganhar legitimidade é estar se encontrando com a sociedade. Eu estabeleci nesses dois anos de mandato essa aproximação. Vamos ter muitos momentos de contato com o interior, diretamente com o prefeito, com vereadores, com os presidentes de consórcio”

Durval Ângelo comentou que priorizar a conscientização e educação dos agentes públicos sobre a transparência, controle e respeito às leis, 'é um jogo onde todos vencem’.

“A educação pedagógica do Tribunal do que a mera atuação punitiva, estamos querendo optar por esse caminho. Queremos que as pessoas tenham consciência de que fazer certo, fazer um bom governo é o melhor. Para a sociedade, o povo ganha. O prefeito ganha legitimidade para seus objetivos de reeleição ou de fazer um sucessor. Também é melhor para o agente público, que não vai ser punido, não vai ser multado, não vai ter bloqueio dos seus bens futuros. Ao mesmo tempo a gente quer sensibilizar os municípios para que façam o controle interno, que tenham uma controladoria autônoma e independente, que tenham controladores, porque isso vai facilitar e ajudar muito a vida dos prefeitos. Então eu acho que é um jogo que todos ganham ao trazermos o Tribunal de Contas próximo da população”

Ouça a matéria de Désia Souza

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.