Juiz de Fora e cidades da Zona da Mata estão na rota do forte temporal previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para este final de semana. Com a passagem da primeira frente fria do outono, o Inmet estima que a temperatura deve ter um declínio de até 5ºC de sábado (5) para domingo (6) e previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h, com ventos que podem atingir os 100 km/h.
Anete Fernandes, meteorologista do Inmet, explica quer o fim de semana deve ser chuvoso com temperaturas mais amenas, devido ao excesso de nuvens e à condição de chuva.
“A partir do sábado (5), com o transporte de umidade do oceano para o interior do continente, a tendência é que o tempo fique muito fechado. Então sábado, com o céu nublado e encoberto com condição de chuva a qualquer hora, temperaturas variando na Zona da Mata entre 16ºC e 25ºC e, em Juiz de Fora, entre 16ºCe 19ºC. Já no domingo (6), o tempo amanhece encoberto com condição de chuva também a qualquer hora, mas vai reduzindo no decorrer do dia. Temperaturas variando na região entre 14ºC e 25ºC e, em Juiz de Fora, entre 14ºC e 20 ºC”.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), há altas chances de ocorrência de enxurradas e alagamentos temporários de áreas urbanas rebaixadas e inundações em rios de bacias urbanas ou rurais. O motivo é a previsão de chuvas persistentes ao longo do dia, com possibilidade de pancadas mais intensas em curto período de tempo. O órgão alerta também para os riscos de deslizamentos de barrancos, além de quedas de barreiras ao longo de estradas e rodovias.
Defesa Civil monitora condições específicas de Juiz de Fora
Apesar do alerta do Inmet e do Cemaden, a Defesa Civil de Juiz de Fora ainda não emitiu nenhum alerta de perigo das chuvas para a população. Conforme o gerente do Departamento de Gestão de Riscos de Desastres, da Defesa Civil de Juiz de Fora, Wilson Netto, as condições meteorológicas e climatológicas estão sendo monitoradas.
“Até o presente momento, na tarde desta sexta (4), nós não vislumbramos possibilidade para emissão de alertas de chuvas intensas para a região. No entanto, orientamos que a população fique atenta a qualquer sinal de anormalidade em suas residências. Por exemplo, sinais de trincas que antes não tinham, seja nas paredes ou em algum outro elemento da sua residência e também situações que antes não tinham nos barrancos, perto de córregos e também alguns elementos inclinados no barranco, como árvores e postos”.
Caso haja mudança no cenário previsto para Juiz de Fora Defesa Civil irá comunicar à população por meio das redes sociais no Instagram, @defesaciviljf e também irá emitir um alerta específico para a cidade por meio do canal 40199.
Cemig tem equipes de sobreaviso
Além da chuva, o Inmet ainda alerta para o risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Para evitar grandes transtornos à população, o superintendente regional da Cemig, José Roberto Paifer, afirmou à Itatiaia que a
Orientações dos Bombeiros
Na
A corporação recebeu três solicitações para vistorias em árvores com risco de queda nos bairros Centro, Viña del Mar e Florestinha.
Diante da previsão de chuvas, os Bombeiros divulgaram as seguintes orientações:
- Evite estacionar veículos ou permanecer próximo a árvores durante chuvas e ventanias.
- Realize a poda preventiva de árvores localizadas em áreas particulares, especialmente se os galhos estiverem próximos a redes elétricas ou edificações.
- Fique atento a sinais de risco, como inclinação repentina do tronco, raízes expostas, solo encharcado ou rachaduras na base da árvore.
- Não tente remover galhos ou árvores caídas por conta própria; acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
- Durante tempestades, permaneça em local seguro, evite áreas alagadas e desligue aparelhos eletrônicos da tomada.
- Em caso de risco iminente, mantenha distância da área afetada e informe imediatamente os órgãos competentes.