Ouvindo...

Alertas do Inmet e do Cemaden colocam JF e região na rota de forte temporal

Defesa Civil de Juiz de Fora monitora situação. Bombeiros orientam sobre medida preventivas.

Juiz de Fora e cidades da Zona da Mata estão na rota do forte temporal previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para este final de semana. Com a passagem da primeira frente fria do outono, o Inmet estima que a temperatura deve ter um declínio de até 5ºC de sábado (5) para domingo (6) e previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h, com ventos que podem atingir os 100 km/h.

Anete Fernandes, meteorologista do Inmet, explica quer o fim de semana deve ser chuvoso com temperaturas mais amenas, devido ao excesso de nuvens e à condição de chuva.

“A partir do sábado (5), com o transporte de umidade do oceano para o interior do continente, a tendência é que o tempo fique muito fechado. Então sábado, com o céu nublado e encoberto com condição de chuva a qualquer hora, temperaturas variando na Zona da Mata entre 16ºC e 25ºC e, em Juiz de Fora, entre 16ºCe 19ºC. Já no domingo (6), o tempo amanhece encoberto com condição de chuva também a qualquer hora, mas vai reduzindo no decorrer do dia. Temperaturas variando na região entre 14ºC e 25ºC e, em Juiz de Fora, entre 14ºC e 20 ºC”.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), há altas chances de ocorrência de enxurradas e alagamentos temporários de áreas urbanas rebaixadas e inundações em rios de bacias urbanas ou rurais. O motivo é a previsão de chuvas persistentes ao longo do dia, com possibilidade de pancadas mais intensas em curto período de tempo. O órgão alerta também para os riscos de deslizamentos de barrancos, além de quedas de barreiras ao longo de estradas e rodovias.

Defesa Civil monitora condições específicas de Juiz de Fora

Apesar do alerta do Inmet e do Cemaden, a Defesa Civil de Juiz de Fora ainda não emitiu nenhum alerta de perigo das chuvas para a população. Conforme o gerente do Departamento de Gestão de Riscos de Desastres, da Defesa Civil de Juiz de Fora, Wilson Netto, as condições meteorológicas e climatológicas estão sendo monitoradas.

“Até o presente momento, na tarde desta sexta (4), nós não vislumbramos possibilidade para emissão de alertas de chuvas intensas para a região. No entanto, orientamos que a população fique atenta a qualquer sinal de anormalidade em suas residências. Por exemplo, sinais de trincas que antes não tinham, seja nas paredes ou em algum outro elemento da sua residência e também situações que antes não tinham nos barrancos, perto de córregos e também alguns elementos inclinados no barranco, como árvores e postos”.

Caso haja mudança no cenário previsto para Juiz de Fora Defesa Civil irá comunicar à população por meio das redes sociais no Instagram, @defesaciviljf e também irá emitir um alerta específico para a cidade por meio do canal 40199.

Cemig tem equipes de sobreaviso

Além da chuva, o Inmet ainda alerta para o risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Para evitar grandes transtornos à população, o superintendente regional da Cemig, José Roberto Paifer, afirmou à Itatiaia que a empresa está preparada para enfrentar as fortes tempestades.

Orientações dos Bombeiros

Na pancada de chuva nesta quinta (3), os Bombeiros receberam quatro acionamentos. O caso mais grave foi a queda de uma árvore sobre uma residência no bairro Bosque dos Pinheiros. Não houve feridos. A guarnição fez o procedimento necessário para eliminar os riscos aos moradores.

A corporação recebeu três solicitações para vistorias em árvores com risco de queda nos bairros Centro, Viña del Mar e Florestinha.

Diante da previsão de chuvas, os Bombeiros divulgaram as seguintes orientações:

  • Evite estacionar veículos ou permanecer próximo a árvores durante chuvas e ventanias.
  • Realize a poda preventiva de árvores localizadas em áreas particulares, especialmente se os galhos estiverem próximos a redes elétricas ou edificações.
  • Fique atento a sinais de risco, como inclinação repentina do tronco, raízes expostas, solo encharcado ou rachaduras na base da árvore.
  • Não tente remover galhos ou árvores caídas por conta própria; acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
  • Durante tempestades, permaneça em local seguro, evite áreas alagadas e desligue aparelhos eletrônicos da tomada.
  • Em caso de risco iminente, mantenha distância da área afetada e informe imediatamente os órgãos competentes.
Leia também

Márcio Santos é jornalista e locutor. Como repórter, participou de várias jornadas esportivas pela Itatiaia e também tem passagens pelas rádios CBN, Globo, Solar e jornal Tribuna de Minas.
Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.
Leia mais