Ouvindo...

Juiz de Fora e região estão em áreas de alertas de chuvas intensas do Inmet

A previsão é de chuvas intensas entre esta quinta (3) e sábado (5) na Região Sudeste

Os moradores de Juiz de Fora viram o tempo virar em poucas horas nesta quinta-feira (3). Se no início da tarde, o céu estava azul com sol, em cerca de duas horas, a situação mudou totalmente, com chuva e queda de raios.

Dois alertas de chuvas intensas estão atuando na região até sábado (5), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O motivo é a atuação de uma frente fria e chuva de até 100 mm que afetava a região Sul e chegou ao Sudeste. Para Minas Gerais, a previsão é para a queda de temperatura a partir do fim de semana.

Por causa da chuva, os Bombeiros foram acionados para três vistorias de risco de queda de árvore e uma queda sobre telhado em andamento. A orientação é em caso de emergência acionar Corpo de Bombeiros no telefone 193 e a Defesa Civil no 199.

Alerta amarelo

A virada foi antecipada pelo alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o aviso, entre esta quinta (3) até 10h desta sexta-feira (4), a previsão é de chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h, possibilidade de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Este alerta atinge cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, além do Sul de MG, Triângulo Mineiro e a região metropolitana de Belo Horizonte.

Alerta laranja

No entanto, há outro alerta do Inmet, neste caso, laranja, de perigo de chuvas intensas que entra em vigor à meia noite desta sexta (4) e permanece até 23h59 de sábado (5). A previsão é de chuva entre 30 mm/he 60 mm/h ou 50 mm/he 100 mm/dia, ventos intensos entre 60-100 km/h. Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em Minas Gerais, estão na área deste alerta cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, além do Sul e Sudoeste de MG. Além disso, cidades dos estados de São Paulo e especialmente Rio de Janeiro podem ser afetadas.

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.
Leia mais