Ouvindo...

Samu/Cisdeste terá ampliação de bases em municípios da região

Decisão do Ministério da Saúde pela descentralização do atendimento foi informada ao Consórcio pela Secretaria Estadual de Saúde.

Samu/Cisdeste atende a 147 municípios em Minas Gerais

O Ministério da Saúde deu parecer favorável à ampliação das bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Samu/Cisdeste) em Juiz de Fora, que atende a 147 municípios nas regiões Sudeste e Leste do Sul de Minas Gerais, uma população de 2,4 milhões de habitantes.

A informação foi repassada pela Secretaria de Estado da Saúde. O Secretário Executivo do Cisdeste, Denys Arantes Carvalho, fala sobre a reunião em Brasília onde o tema foi discutido.

“Nós tivemos uma reunião em Brasília, extremamente positiva, e saímos de lá muito otimistas. Agendada pela deputada federal, Ana Pimentel, em que o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, aprovou e assumiu o compromisso conosco de que, até o final deste ano, nós teremos aí a tão sonhada ampliação”.

Melhoria no atendimento na região

Denys Arantes explica que a ampliação de bases descentralizadas em agilizar o atendimento do Samu/Cisdeste.

“Foi feito um estudo com os dados epidemiológicos, dados estatísticos, e identificou que em algumas regiões, a gente precisaria melhorar o nosso tempo-resposta. Na nossa microrregião aqui, de Juiz de Fora, e também envolvendo a região de Bicas, nós teremos uma Unidade de Suporte Avançada (USA), em São João Nepomuceno. Uma Unidade de Suporte Básico (USB) em Mar de Espanha e uma USB também em Liberdade. Isso, com certeza, leva em conta todo o estudo que foi feito dos vazios assistenciais e da melhoria do nosso tempo-resposta”.

O Secretário Executivo do Cisdeste, Denys Arantes Carvalho, relata que mais duas ambulâncias chegarão para Juiz de Fora, que terá a frota renovada.

“Para a Juiz de Fora nós teremos mais duas ambulâncias, mais duas USBs. Isso, com certeza, irá melhorar muito. Devido aos dados estatísticos epidemiológicos nós estudamos aqui na microrregião de Juiz de Fora e, principalmente, aqui em Juiz de Fora, há um aumento muito grande do número de atendimentos. E isso fez necessário com que nós buscássemos, através de um estudo técnico, aprovado em todas as instâncias, na macro e na estadual, para que nós tivéssemos também mais duas ambulâncias aqui em Juiz de Fora. E também nós teremos, um compromisso assumido com o Ministro, a renovação das nossas ambulâncias, que têm acima de cinco anos de uso. Também possibilitará, com certeza, ambulâncias novas, equipamentos novos”, afirmou.

Outros temas abordados em Brasília

Outro tema discutido na reunião com o Ministério da Saúde foi a criação de carreira única para o SUS, com o objetivo de valorizar os trabalhadores da saúde, assim como a regulamentação da carreira de condutor-socorrista.

Além disso, durante a agenda em Brasílias, a delegação do Cisdeste esteve no gabinete do Senador Rodrigo Pacheco, onde entregaram ao Chefe de Gabinete, João Batista Marques, um documento, solicitando apoio para a aquisição de equipamentos para as ambulâncias: ultrassom, compressores toráxicos automáticos para PCR, videolaringoscópios, telecardios e unidades de cardioversores.

Leia também

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.