O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, cumpre agenda nesta quarta-feira (22) em Juiz de Fora. Um dos compromissos será do lançamento da pedra fundamental para a construção da 5ª Companhia Especializada de Operações Aéreas/ Suporte Avançado de Vida/ JF (CEOA/ SAAV/JF), base integrada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
O evento será às 14h no Aeroporto da Serrinha, no bairro Aeroporto. O terreno para a construção do hangar foi cedido pela Prefeitura de Juiz de Fora. A obra tem valor estimado de R$ 4 milhões. Conforme o Cisdeste, o recurso foi rateado pelos 198 municípios, no valor de R$ 1,53 por habitante.
A expectativa de conclusão da obra é de oito a 12 meses, sendo a operacionalização dos atendimentos no primeiro trimestre de 2026.
Leia também
- Samu-Cisdeste fecha 2024 com quase 400 mil ligações e menos trotes que em 2023
- Juiz de Fora será uma das bases aéreas do Suporte Aéreo Avançado de Vida em Minas Gerais
Com a construção da nova Companhia, todos os municípios das macrorregiões Sudeste, Leste do Sul e Centro-Sul, consorciados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde para Gerenciamento da Rede de Urgência e Emergência da Macro Sudeste (Cisdeste) e ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Centro SUL (Cisru) (totalizando 198 municípios) vão ter suporte aéreo para os atendimentos de urgência e emergência.
De acordo com a instituição, a base integrada é fruto de um esforço conjunto de várias instituições, entre elas, Ministério Público, CBMMG Cisdeste, Cisru, Governo de Minas Gerais e Regionais de Saúde.