Durante o intenso período de calor, o município de São João del-Rei, localizado no Campo das Vertentes, registrou 21 ocorrências de incêndios em vegetação, mais que o dobro do número registrado nos três primeiros meses de 2024.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a falta de chuvas e a ação humana são os principais fatores que favorecem essa ocorrência nesta época do ano. A corporação ressalta que, embora a ação humana seja uma das causas, a ausência de provas concretas dificulta a identificação dos possíveis responsáveis por causar incêndios.
Mesmo após o combate às chamas, os bombeiros alertam que os locais atingidos continuam com resquícios de fumaça e do material incendiado, o que pode gerar novos focos.
Prevenção e alerta
A corporação reforça a importância da prevenção e pede que a população evite descartar lixo em áreas de vegetação, pois determinados materiais podem intensificar o risco de gerar queimadas.
Além disso, caso seja presenciado presencial qualquer princípio de incêndio, os populares devem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros.
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira