Ouvindo...

Suplente, Kátia Dias assume vaga interina na Câmara dos Deputados

Irmã do deputado estadual, Noraldino Júnior, empresária de Juiz de Fora assume o lugar do deputado federal Euclydes Pettersen

Em solenidade virtual, a suplente Kátia Dias tomou posse na Câmara dos Deputados

Nesta quinta-feira (27), Kátia Dias (Republicanos) tomou posse uma cadeira na Câmara dos Deputados, tornando-se a terceira representante de Juiz de Fora no Congresso Nacional. A posse, em solenidade virtual, ocorreu no aniversário dela de 47 anos.

Terceira suplente nas eleições de 2022, ela assume interinamente no lugar do deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos), que se licenciou temporariamente do mandato.

Kátia Dias é natural de Juiz de Fora, e é irmã do deputado estadual Noraldino Lima, presidente estadual do PSB. Declarou à Justiça Eleitoral patrimônio de R$576.783,68. A empresária é divorciada e com ensino superior completo. Nas eleições de 2022, recebeu 32.713 votos, pelo PSC. Nas redes sociais, apresenta como principal bandeira a causa animal.

"É um momento de muita emoção e responsabilidade. Assumo esse desafio com o compromisso de trabalhar por avanços para os animais e para aqueles que dedicam suas vidas à causa. Juiz de Fora e Minas Gerais podem contar comigo”, afirmou via assessoria.

A Itatiaia apurou que Dias terá direito ao salário, no valor bruto de R$ 33.006,39, e a oportunidade de discursar na tribuna da Câmara dos Deputados. Por um acordo partidário, a suplente não muda a composição do gabinete e nem acessa o apartamento funcional. Essas definições seguem com o titular do mandato.

Acordo partidário

Kátia Dias assume, temporariamente, o mandato diante da recusa de Duarte Júnior, que é o primeiro suplente da chapa. Em conversa com a Itatiaia, Duarte disse que pretende, neste momento, se dedicar às tratativas de repactuação da Tragédia de Mariana.

Como a Itatiaia divulgou, o deputado Euclides Pettersen se licencia pela segunda vez nesta legislatura. Na primeira o objetivo era dar protagonismo a Duarte Junior, que foi candidato à prefeitura de Ouro Preto. Duarte perdeu a eleição para Ângelo Oswaldo, que conseguiu se reeleger.

Pettersen busca articular uma campanha ao Senado Federal em 2026 e pretende intensificar as conversas para consolidar sua candidatura.

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.
Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.