Ouvindo...

Exposição “Perdidos”, de Guto Mattos, estreia nesta quinta na UFJF

Mostra convida o público a explorar florestas inventadas e geografias possíveis até 4 de outubro

A partir desta quinta-feira (11), o público poderá visitar a exposição Perdidos, do artista Guto Mattos, que convida os visitantes a explorar territórios que não existem em nenhum mapa. Suas obras apresentam florestas inventadas, criadas não a partir de registros fotográficos ou observações diretas, mas de uma imaginação que carrega um sentido radical de realidade.

Nas telas, Mattos fabula lugares intocados pela presença humana, espaços onde a lógica da exploração, do domínio e da domesticação não se inscreveu.

Ao pintar, o artista inventa geografias, possíveis mundos, segundo ele, que poderiam ter existido, que existem ou que ainda podem existir.
Em Perdidos, a floresta não aparece como cenário ou pano de fundo, mas se torna protagonista. A densidade da vegetação, a sobreposição de verdes e a explosão de cores inesperadas, como vermelhos, lilases e amarelos, engolem o olhar do visitante, transportando-o para uma experiência imersiva e poética.

A Perdidos reúne trabalhos desenvolvidos com acrílica, giz pastel e aquarela, evidenciando a versatilidade técnica do artista e seu mergulho no imaginário natural.

A exposição poderá ser visitada entre os dias 11 de setembro e 4 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h, na Galeria Guaçuí, localizada no Instituto de Artes e Design da UFJF.

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.