Ouvindo...

Especialistas debatem a situação dos moradores em situação de rua em BH

O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.

Os mais recentes dados divulgados pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua mostram que cerca de 14.500 indivíduos vivem fora de casa em Belo Horizonte

Os mais recentes dados divulgados pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em situação de rua mostram que cerca de 14.500 indivíduos vivem fora de casa em Belo Horizonte

Segundo o Observatório, o contingente é o terceiro maior entre as capitais do Brasil. Ainda de acordo com o grupo, os moradores em situação de rua cresceram 48% nos últimos 7 anos na cidade. Em 2018, eram 9.700 pessoas.

A realidade desse público é bem diversa porque diz respeito a pessoas que optaram por abandonar a família ou foram abandonadas, falta de moradia, perda de emprego e renda, dependência química, problemas psiquiátricos ou até envolvimento com a criminalidade.

E a presença dos moradores de rua nas vias da cidade divide opiniões. Uma parcela da sociedade os considera como vítimas, mas outros segmentos se incomodam com a ocupação de calçadas, praças, portas de lojas e até de aumento da sujeira em alguns pontos de Belo Horizonte.

Para debater a atual realidade dos moradores em situação de rua na capital mineira, o Palavra Aberta recebe o secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, André Reis. E a coordenadora da Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte, Claudenice Lopes.

Leia também

O podcast

O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.