A comunidade Alcoólicos Anônimos, criado em 1945 nos Estados Unidos, já existe em 180 países e possui mais de 2 milhões de membros. Após 90 anos, o grupo enfrenta desafios com o excesso de consumo por mulheres.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2023, no Brasil a taxa de consumo excessivo subiu gradualmente, tendo em vista que em 2010 ele atingia 10,5% das mulheres e no ano de 2023, foi para 15,2%. Por outro lado, entre os homens, o índice se manteve o mesmo, de 27% a 27,3%.
O episódio propõe um diálogo sobre como o consumo de álcool entre mulheres. Para isso, a conversa é com a psicóloga clinica, especialista em dependência química, criminologia, gestão pública em organizações de saúde, mestre em educação, cultura e organizações sociais e “profissionais amigas de alcoólicos anônimos”, Lívia Pires Guimarães.
Caso você tenha interesse em entrar em contato com o Alcoólicos Anônimos,
O podcast
O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio, e no YouTube da Rádio de Minas.