Em agosto de 2005, “nasceu” o Observatório Feminino, um espaço de debate que foi pioneiro no rádio de Minas Gerais no sentido de reflexão, resistência e criação de voz para mulheres e assuntos necessários e atuais para a sociedade.
De lá para cá, muita coisa mudou, o programa foi se modernizando, mas com a mesma essência de alterar a vida das mulheres.
Ao longo dessas duas décadas, as apresentadoras da Rádio de Minas receberam atrizes, políticas, escritoras, policiais, lideranças de todos os cantos e de diferentes realidades, como a Promotora de Justiça da Defesa da Mulher Patrícia Habkouk, que “parabeniza o programa pelo espaço dedicado às causas femininas”.
E claro, sem os ouvintes, nada disso faria sentido. Exemplo deles são Wagner Vilela e Thiago Simão, que enviaram mensagem nessa data comemorativa dizendo que não perdem nenhum episódio.
Assim como eles, há também a Guarda Civil Municipal Nery Pós, do Grupo Especializado de Proteção à Mulher, que já participou 2 vezes do programa esclarecendo o trabalho do órgão no contexto de violência doméstica e de gênero.
O Observatório vive de contar histórias que ajudam a pensar sobre liberdade, sobre o direito de mulheres serem quem desejam ser, sobre conquistas e também sobre as dores que ainda marcam o cotidiano feminino.
Hoje, celebra-se o passado, e a cada conversa feita até aqui, renova-se o compromisso de continuar sendo espaço de fala, de escuta e de transformação.
O podcast
O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.