Em 11 de novembro, a modelo e apresentadora Ana Hickmann registrou um boletim de ocorrência contra o marido, Alexandre Correa.
“Ele jogou o corpo para me dar uma cabeçada, e só não me acertou por que eu desviei. Falei com ele ‘você vai me bater? você não assumir seus erros tudo bem, agora, me bater?’. Falei que se ele viesse para cima de mim eu iria chamar a polícia”, lembrou em entrevista ao Domingo Espetacular.
No entanto, a situação de Ana Hickmann não é um caso à parte, a cada minuto, 35 mulheres foram agredidas no Brasil, de acordo com dados de uma pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O espaço menos seguro continua sendo a própria casa.
O boletim Elas vivem: dados que não se calam, lançado neste ano pela Rede de Observatórios da Segurança, registrou 2.423 casos de violência contra a mulher em 2022, 495 deles feminicídios.Já a 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, feita pelo Instituto DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), mostrou que três a cada dez brasileiras já foram vítimas de violência doméstica.
Neste domingo (3), o podcast Observatório Feminino trata a violência doméstica e a vergonha sentida pela vítima. O podcast recebe a psicóloga Erika Machado.
O podcast
O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas