O mês de maio foi escolhido para ser dedicado à prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. A cor da campanha é o laranja, que representa a luta por uma infância segura e protegida.
Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, foi registrado no Brasil um estupro a cada seis minutos envolvendo crianças e adolescentes. Ao todo, foram 83.988 vítimas de estupro e estupro de vulnerável. Entre 2021 e 2023, os casos de estupro aumentaram 91,5%.
Ao longo do mês de maio, é comum a promoção de ações de conscientização em todo o país, incentivando a denúncia e a proteção das vítimas.
A campanha é fundamental para romper o silêncio, informar a sociedade e garantir os direitos das crianças e adolescentes.
Para falar sobre o assunto, o Observatório Feminino recebe a fundadora da Rede Solidária e criadora do projeto Infância Protegida, Dai Dias. Além dela, a presidente da Rede Solidária, Rose Aquino, também participa do debate.
O podcast
O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.