“Essa é uma casa brasileira, é um sonho de mais de dez anos”. Foi assim que o restaurante Mandacaru foi definido pela chef Simone Caldas nesta quarta-feira (16), durante o lançamento da casa no Mercado de Origem, no bairro Olhos d'Água, em Belo Horizonte.
A chef é quem assina o menu da casa, que funde a cozinha nordestina com a mineira, misturando as duas com técnicas francesas. Ela, que é filha de um pai nordestino e mãe mineira, relatou que a casa não se trata apenas de um lugar apenas para comer e beber, mas, sim, para ter memórias.
“Meu pai é nordestino, minha mãe é mineira. Então, isso não se trata somente de comida. Isso não se trata somente de sentar num lugar para pedir um prato e tomar uma cerveja. Isso se trata de memória. Cozinheiro que não tem memória, não tem história para contar, não tem sabor para apresentar”, disse.
O restaurante fica localizado no sexto andar (rooftop) do Mercado de Origem e utiliza elementos como tapioca, costelinha, jerimum, quiabo e frutos do mar como protagonistas.
Entre os pratos do restaurante, estão: polvo no vatapá e caruru com legumes grelhados, ostra gratinada, moqueca de arraia com pirão crocante de dendê, coxinha de feijão, dadinho de tapioca com melaço de rapadura, purê de jerimum, polvo no arroz negro, costela prensada e também sobremesas como cocada de forno com sorvete de abacaxi.
A casa está aberta de quinta a domingo. Às quintas e sextas, o horário é das 18h à 00h; aos sábados, das 12 à 01h; e aos domingos, das 10h às 19h.
A chef
Chef Simone Caldas comanda o Mandacaru
Quem assina o menu da casa é a chef Simone Caldas. Nascida em Aracaju, é nordestina e mãe de três filhos. Formada em cinema, ela foi descoberta ao ser inscrita por um amigo, sem saber, em um concurso nacional de culinária.
Entre vários candidatos, ela ganhou um
Além de ser dona do Mandacaru, ela também está à frente do grupo Mallard.