As inscrições para o curso gratuito de panificação e confeitaria promovido pela Fundação Bunge foram prorrogadas até o próximo sábado (6). A iniciativa “De Grão em Pão”, voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade social, oferece 120 vagas distribuídas para residentes das cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ), para pessoas a partir de 18 anos.
O curso, ministrado em parceria com o Senai, prepara os participantes para o mercado de trabalho com aulas teóricas e práticas em panificação e confeitaria. Com duração de quatro meses, a formação oferece uma série de benefícios, como uniformes, materiais didáticos, bolsa-auxílio e desenvolvimento socioemocional, essencial para o planejamento de carreira. Além disso, os alunos têm acesso a uma trilha formativa em parceria com o Sebrae, voltada para quem deseja empreender. Ao final do curso, os participantes serão encaminhados para vagas de emprego em padarias, com registro em carteira: Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e salários compatíveis com o mercado.
Os interessados em concorrer a uma vaga devem preencher o formulário, e indicando a cidade, disponível no site da
O setor de panificação, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), está em expansão, faturou R$ 153,36 bilhões e empregou 3 milhões de trabalhadores em 2024 no Brasil. De acordo com diretora-executiva da Fundação Bunge, Cláudia Buzzette Calais, “é muito importante oferecer uma boa capacitação técnica, além de também trabalhar com esses novos profissionais habilidades valorizadas no mercado de trabalho atual. É isso que nos propusemos a fazer com o projeto, que já capacitou cerca de 290 alunos.”
O projeto ‘De Grão em Pão’ conta com uma rede de parceiros institucionais e do setor produtivo. Entre eles, a Academia Bunge, o Senai, a Harald Chocolates, a Fundação Wadhwani, o Sebrae, além de entidades representativas da panificação em diferentes regiões do país, como o Sampapão (SP), o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Pernambuco, a Associação dos Industriais de Panificação de Pernambuco, o Simapan (Baixada Fluminense), a Amipão (MG) e o SIAB (DF).
Sobre a Fundação Bunge
A Fundação Bunge atua há 70 anos no Brasil, gerando impactos positivos na sociedade em territórios e setores estratégicos para a companhia. Por meio de ações voltadas à inclusão produtiva, à diversidade e à promoção dos direitos humanos, a Fundação fomenta o desenvolvimento sustentável, estimulando a economia de baixo carbono, a ciência e a preservação da memória. A Bunge é líder mundial no processo de sementes oleaginosas e na produção e fornecimento de óleos e gorduras vegetais especiais, e conecta agricultores a consumidores para fornecer alimentos, nutrição animal e combustíveis essenciais ao mundo.