Ouvindo...

Receita de Rabanada do chef João Diamante

Conheça a história desse prato tradicional do Natal e veja a receita do chef carioca, servida com creme inglês

Chef João Diamante ensina como fazer a tradicional rabanada de Natal com um toque de sofisticação, acompanhada de creme inglês e frutas vermelhas

Muita gente fica ansiosa para a chegada do Natal por um motivo mais que justificável: é época das rabanadas!

Difícil acreditar que exista quem não conhece essa maravilha feita com pão dormido, embebido em leite ou vinho, frito e envolto em açúcar e canela. Essa é uma das receitas mais aclamadas nas ceias! E ainda pode ser comida quentinha, assim que sai do fogo, ou gelada, no dia seguinte, durante o café da manhã.

A origem desse prato, no entanto, é bem controversa. Há quem diga que nasceu na França, em Portugal ou na Espanha. A primeira vez que o termo aparece em documentos foi no século XV, citada pelo músico espanhol Juan del Encina, que explica que o prato era indicado para a recuperação das mulheres no pós-parto. Daí o nome “fatias de parida” como são chamadas pelos portugueses.

Com certeza, essa receita nasceu com a intenção de reaproveitar o pão, considerado um alimento sagrado por representar o corpo de Cristo pelos católicos. Pelo mundo, esse doce é conhecido por diversos outros nomes como Eggy bread na Inglaterra e french toast no Estados Unidos.

Pedimos ao chef carioca João Diamante para nos dar a receita perfeita de uma boa rabanada. E ele ainda deu uma dica para deixar o prato ainda mais sofisticado: servir junto com um creme inglês, que é uma mistura de gemas, leite, açúcar e baunilha. Ah! E para deixar com uma cara ainda mais natalina, que tal ainda enfeitar com algumas frutas vermelhas? Quer saber como preparar a rabanada do chef João Diamante? Veja o passo a passo:

Rabanada especial com creme inglês

Pelo chef João Diamante, do Diamante Gastrobar, Rio de Janeiro

Rendimento: 8 rabanadas

INGREDIENTES
  • Fatias de pão p/ rabanada dormido - 2,5cm de espessura (20g)
  • 350 ml Leite
  • ¼ um de fava de baunilha
  • 02 ovos
  • 70 g de açúcar (pode ser baunilhado ou de confeiteiro)
  • 05 g de canela em pó
  • 350 ml de óleo
PREPARO
  • Prepare o leite - Coloque o leite numa panela com a fava de baunilha aberta. Leve ao fogo e assim que levantar fervura retire do fogo e tampe para fazer infusão. Deixe tampado até o leite esfriar. Retire a fava de baunilha e reserve o leite perfumado.
  • Prepare a linha de produção das rabanadas - Coloque em linha um recipiente com as fatias de pão, uma tigela com o leite perfumado com baunilha, uma tigela com os ovos batidos levemente e um prato para colocar as fatias já mergulhadas no leite e passadas na mistura de ovos. No fogão coloque a panela com o azeite de oliva, uma assadeira com papel absorvente, uma assadeira com a mistura de açúcar e canela e uma travessa para colocar as rabanadas prontas.
  • Prepare as rabanadas - Mergulhe a fatia de pão no leite baunilhado até ficar bem embebida. Deixe escorrer o excesso sem pressionar. Passe essa fatia embebida de leite na mistura de ovos e espalhe sobre um prato.
  • Fritura das rabanadas - Leve a panela com óleo ao fogo para esquentar, aprox. 120°C. Com o auxílio de uma espátula ou escumadeira coloque pouco a pouco no óleo quente as fatias de pão embebidas. Assim que dourar vire para o outro lado com o auxílio de uma espumadeira. A rabanada deve sair com os dois lados bem dourados. Passe as rabanadas fritas para uma assadeira com papel absorvente e em seguida para o prato com a mistura de açúcar e canela. Com uma colher cubra cada rabanada com a mistura de açúcar e canela. Cada rabanada deve ficar totalmente coberta com esta mistura. Retire o excesso e passe para a travessa de servir.
CREME INGLÊS
  • 03 gemas de ovo
  • 250 ml de leite
  • 30 g de açúcar
  • 1/3 um de fava de baunilha
PREPARO
  • Coloque o leite e a baunilha numa panela pequena e leve ao fogo para ferver. Misture as gemas com o açúcar. Derrame o leite fervente sobre as gemas mexendo muito bem. Coloque esta mistura na panela e cozinhe em fogo lento até ficar mais espesso ou atingir a temperatura de 82°C. Retire do fogo, peneire e deixe o creme esfriar. Reserve na geladeira.

Sirva as rabanadas acompanhadas do creme inglês.

Carolina Daher é jornalista, curadora do Fartura - Comidas do Brasil. Colunista da Revista Encontro, é responsável pela Encontro Gastrô, maior premiação gastronômica de Belo Horizonte. Escreve sobre cultura alimentar para CNN. Com passagens pelas revistas Veja, Playboy e Estilo vive nas Gerais e caminha pelo mundo em busca de histórias e sabores. Formada em gastronomia, é pesquisadora e cozinheira de comida boa.