Ouvindo...

Como introduzir legumes e verduras de maneira ‘discreta’ em pratos do cotidiano?

Pratos como molho de tomate podem ser ‘turbinados’ com alimentos com mais nutrientes

Bacia com legumes e verduras

Sejam adultos com restrições alimentares, ou crianças em introdução alimentar, quando não gostam de legumes e verduras, é difícil adicioná-los em cardápios no dia a dia. Para não deixar de fora os nutrientes e demais benefícios que esses ingredientes oferecem, há formas de “disfarçar” a presença deles em alguns pratos.

Em entrevista à Itatiaia, a professora do curso Técnico em Nutrição do Senac, Nayara Leão, falou sobre a importância de priorizar alimentos in natura e deu algumas dicas de como potencializar o teor de nutrientes de iguarias como o molho de tomate.

“É um alimento [o tomate] super versátil, super natural, baixa caloria, então assim, combina com tudo e tem como torná- lo mais nutritivo. Geralmente quando a gente faz molhos caseiros, a gente indica, por exemplo, cozinhar com beterraba, cenoura, e outros legumes, por exemplo, com mais legumes que cozinham o tomate junto”

Leia também

Segundo a profissional, é bem simples fazer um molho de tomate mais nutritivo, primeiro é necessário cozinhar bem os legumes (pode ser beterraba e cenoura ou qualquer outro da sua preferência).

Em seguida bata no liquidificador com um pouco de água até ficar uma mistura homogênea. Não há necessidade de coar. Com a mistura pronta, leve para uma panela, aqueça e tempere da maneira que preferir.

Caso queira colocar alguma fonte de proteína no molho, Nayara indica carnes magras como patinho moído para fazer o clássico molho bolonhesa. “Seria interessante fazer ali a carne moída, a tempura bonitinha ali de acordo com o paladar mesmo”, indica,

Compartilhando o que faz bem

A influenciadora digital Bruna Visconti, de 28 anos, trabalha na internet ensinando receitas saudáveis e compartilhando o dia a dia de treinos.

Recentemente ela viralizou depois que começou a fazer receitas comuns para o namorado, como lasanha e bolo, porém com legumes “escondidos” já que ele não gosta desse tipo de ingrediente.

Segundo a criadora de conteúdo, a maioria das receitas publicadas são pensadas por ela mesma e procura fazer receitas que o companheiro goste, porém que sejam saudáveis

“Eu sei que ele gosta muito de massa com molho, aí eu pensei, como eu poderia trazer um molho que seja de uma forma mais saudável sem ser só tomate, sabe? [...] junto com os legumes misturei com um pouquinho de requeijão, que eu sei que ele gosta muito, ele gosta muito de molho de queijo, daí eu misturei com a massa e nossa, foi sucesso, ele amou. Agora eu faço esse molho direto em casa”, explica.

Em entrevista à Itatiaia, Bruna diz que teve a ideia de preparar de maneira diferente os legumes pois percebeu que o motivo das pessoas normalmente não os comerem é pela textura ou sementes, então adicioná-los de maneira discreta facilita no processo de melhorar a alimentação.

“Eu acho muito importante assim a introdução dos legumes na vida pela questão dos micronutrientes para nosso corpo é fundamental e é isso que eu cuido mais pela questão dos nutrientes do que só pelas fibras dos legumes, né?”, diz Bruna Visconti.

*estagiária sob supervisão de Felippe Drummond

Graduanda em Jornalismo pela PUC Minas. Interessada por redes sociais e editorias de cultura, entretenimento e cidades. Atualmente está na editoria de Redes Sociais.