A comida mais amada de Minas Gerais, alimento coringa pro café da manhã, café da tarde e até lanche da noite. Seja com recheio, acompanhado de café, grande ou pequeno, todo mundo gosta de pão de queijo, e gostam tanto que ele tem até um dia especial no calendário: dia 17 de agosto.
O pão de queijo nasceu em Minas Gerais por volta de 1750, na época de intensa extração do ouro por escravizados no estado. Nessa época, como a população mineira cresceu rapidamente, as fazendas aumentaram a produção de alimentos, especialmente de leite, queijo, ovos e mandioca.
Com essa abundância de ingredientes, foi criado um pão, que não precisava ser sovado, nem fermentado, ou seja, prático para receber visitas, algo bastante comum na época já que Minas Gerais servia de passagem para viajantes de todo canto do país.
Mineiro ou não, não há quem não goste de pão de queijo, e para comemorar a data, separamos 5 formas “diferentonas” de fazer pão de queijo que fazem sucesso na internet!
Bolo de pão de queijo
Prático, sem bagunça e perfeito para dividir com a família.
Pizza de pão de queijo
Um híbrido de representantes das culinárias mineira e italiana, pizza e pão de queijo. Ruim não fica.
Pão de queijo de sanduicheira
Quem disse que sanduicheira só faz misto quente? Faz pão de queijo também!
Pão de queijo de caneca
Para quem mora sozinho, ou para quem quer um lanche da madrugada, pão de queijo de caneca é uma boa pedida.
Torta de pão de queijo
Pão de queijo é bom, com recheio melhor ainda, agora uma torta com massa de pão de queijo com bastante recheio, é “bão sem base”.