Vem preparar uma quitanda especial para sua mãe no próximo domingo. Generosidade e amor ao próximo foram alguns dos ensinamentos que a chef Marina Araújo recebeu de herança de sua grande inspiração, dona Dadá.
E é cozinhando que essas virtudes são expressas pela chef que, assim como a mãe, demonstra amor matando a fome dos outros. Marina tinha 16 anos quando dona Dadá morreu.
A chef passou a buscar na memória os passos um dia dados por sua mãe para trilhar um caminho parecido: transformar comida em amor. Se pudesse fazer um pedido no próximo domingo, “um abraço apertado de mãe”.
De onde estiver, dona Dadá receberá esse carinho e seguirá orgulhosa de como Marina honra seu legado todos os dias em seu restaurante Cozinha Raiz, Tradição Brasileira, em Fortaleza. Aqui, a chef compartilhou uma receita cheia de afeto, ensinada há gerações pela avó Ruth.
Chef Marina Araújo, do restaurante Cozinha Raiz, Tradição Brasileira, em Fortaleza
Bolo de mandioca
Ingredientes:
- 1 tablete de fermento Fleischman;
- 4 xícaras de mandioca cozida, passada na máquina;
- 1 colher de sopa de sal;
- 1 colher de chá de canela em pó;
- 1 xícara de óleo ou gordura;
- ½ xícara de manteiga;
- 6 ovos;
- 2 ½ xícaras de açúcar;
- 6 xícaras de farinha de trigo;
- ½ xícara de água morna;
- 2 caixinhas de passas sem sementes.
Preparo:
- Quebre o fermento em pedacinhos;
- Numa xícara, junte a água morna e deixe dissolver;
- Junte 2 colheres de sopa de açúcar e farinha de trigo suficientes para fazer um mingau não muito grosso;
- Cubra com pano e deixe em lugar quente, até crescer e dobrar de volume;
- Cozinhe a mandioca descascada e cortada em pedaços em água fervente até ficar macia;
- Com o ferro liso, amasse esse purê com a manteiga, açúcar, sal e demais temperos;
- Junte a gordura e os ovos batidos como para pão de ló, depois o fermento e a farinha;
- Amasse sempre com as mãos. A massa deve ter a consistência de um purê de batatas mole;
- Junte as passas sem sementes, misture bem;
- Unte 3 a 4 formas com gordura, manteiga ou margarina;
- Coloque a massa apenas até a metade da altura da forma;
- Ponha em lugar abafado e deixe crescer até dobrar de volume;
- Pincele com gema de ovo diluída em 1 colher de leite ou café, leve para assar em forno moderadamente quente por cerca de 50 minutos;
- Desenforme depois de morno ou frio.