Dois queijos mineiros figuram entre os 100 melhores queijos do mundo, segundo ranking divulgado pelo site de gastronomia TasteAtlas. Os queijos Canastra e Minas representam o estado na lista que também inclui outro queijo brasileiro, o coalho.
Melhor colocado entre os quitutes produzidos no país, o Canastra figura em 24º lugar. O queijo leva o nome da Serra da Canastra, em Minas Gerais, de onde surgiu. Avaliado com notas de 1 a 5, baseadas em avaliações de usuários, chefs e especialistas do mundo inteiro, ele pontuou 4,47.
A iguaria mineira é seguida pelo queijo coalho, originalmente da região Nordeste. O queijo com sabor salgado e ácido é tradição nas praias brasileiras, frequentemente vendido tostado, em palitos. A pontuação do coalho, em 85º lugar no ranking, foi de 4,3.
O queijo Minas, 93º colocado na lista de melhores queijos do mundo, pontuou 4,25 na classificação do TasteAtlas. Levando o nome do estado de onde surgiu, a iguaria artesanal é caracterizada pela textura macia, esponjosa e úmida.
Comida mineira é uma das melhores do mundo
O guia gastronômico
A culinária mineira alcançou uma pontuação de 4,36, figurando em 30º lugar no ranking mundial. Entre destaques da gastronomia mineira definidos pelo site estão o pão de queijo, feijão tropeiro, vaca atolada, queijo minas, biscoito de polvilho e jabuticaba.
Além da comida de Minas, a segunda melhor avaliada no ranking do TasteAtlas é a da Bahia, com 4,18 pontos. Tendo acarajé, bobó de camarão e quindim entre os destaques da gastronomia local, a comida baiana ficou com na 43ª colocação.