O 26º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes é realizado desde sexta-feira (19) na cidade histórica do Campo das Vertentes, com uma série de programações especiais que duram até o próximo domingo (28). Reunindo visitantes de diversas regiões do Brasil - e do mundo - a expectativa, segundo a Plataforma Fartura, organizadora do evento, é de que
Seguindo o mesmo formato de 2022, ano de retorno do evento ao modelo presencial, o evento se divide em três espaços: a Praça da Rodoviária, o Santíssimo Resort e o Largo das Forras. As atrações são variadas nos três locais, incluindo bares e restaurantes - com valores entre R$ 15 e R$ 50, ativações patrocinadas, apresentações artísticas e experiências imersivas com chefs convidados.
Na Praça da Rodoviária, local onde o
Já no Santíssimo, um dos maiores chamativos para o público é o Brasa & Lenha. Por lá, o Festival homenageia a chef Dona Nelsa Trombino, matriarca responsável pela criação do restaurante Xapuri, que morreu no início deste ano. O chef Flávio Trombino é o anfitrião do espaço, carregando o legado familiar ao receber convidados para preparações no fogao a lenha. "É um grande tributo. Vamos celebrar a vida da minha mãe do jeito que ela mais gostava: ao redor do fogo e com os amigos”, destacou Trombino.
O terceiro espaço do evento é Largo das Forras, com três estandes especiais. Pequenos produtores e artesãos mineiros se reúnem no estande de venda, intitulado Origem Minas. Na mesma praça, no coração de Tiradentes, também estão espaços de degustação de técnicas de alta gastronomia e aulas especiais. Para participação nos espaços Conhecimento e Degustação é preciso que o visitante se inscreva pelo menos 30 minutos antes do início das aulas.
Turistas aproveitam festival de Tiradentes
O evento movimenta a cidade e traz turistas de diversas regiões. A italiana Vania Sargentini veio ao festival pela primeira vez acompanhada pela divinopolitana Vanderléia Vieira. "[Estou gostando] muito. É a coisa mais linda”, destacou a estrangeira, que definiu pães de queijo e pastéis de angu como os pratos prediletos entre os saboreados em Tiradentes.
A carioca Lúcia Lemos, que também visita o festival pela primeira vez, também destacou a experiência positiva durante o primeiro final de semana do evento. "[Achei] fantástico. Tudo muito bem organizado. Não houve problema nenhum de insegurança, foi tudo muito gostoso. Eu comprei doce de leite, sorvetes maravilhosos, aproveitei da gastronomia da cidade”, relatou.
O diretor-geral do Fartura e do Festival de Gastronomia, Rodrigo Ferraz, revelou à Itatiaia que o festival pode atingir a marca histórica de 70 mil visitantes nos 10 dias de evento. “Tivemos cerca de 35 mil pessoas no primeiro fim de semana. Isso é muito positivo. Acho que não só para Tiradentes, mas para Minas Gerais. Ainda precisamos concluir os cálculos, com visão aérea e outros métodos, mas estamos caminhando para um recorde”, analisou.