A
O diretor-geral do Fartura e do Festival de Gastronomia, Rodrigo Ferraz, explicou à Itatiaia que a expectativa era receber 30 mil pessoas em cada um dos dois fins de semana de festival. “Tivemos cerca de 35 mil pessoas no primeiro fim de semana. Isso é muito positivo. Acho que não só para Tiradentes, mas para Minas Gerais”, analisou Ferraz. “Ainda precisamos concluir os cálculos, com visão aérea e outros métodos, mas estamos caminhando para um recorde”, adicionou.
Questionado sobre o envolvimento dos moradores da cidade com o festival, o diretor destacou os pequenos produtores de Tiradentes. “A gente fala que a gente não é um evento de gastronomia, mas cidade de gastronomia. A cidade foi realizando atividades em paralelo, que começaram a virar tradicionais, como o Leitão do Luiz Ney, jantares em pousadas e pessoas produzem receitas e vendem na porta de casa”, frisou.
Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes
Realizado entre os dias 18 e 27 de agosto, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes ocupa as ruas da cidade histórica pela 26ª edição. Entre jantares de alta gastronomia e estandes com pratos entre R$ 15 e R$ 50, o evento também inclui cursos rápidos e contato direto com chefs e produtores de origem.
O evento se divide em três espaços oficiais: a Praça da Rodoviária, o Santíssimo Resort e o Largo das Forras. As atrações são variadas nos três locais, incluindo bares e restaurantes, ativações patrocinadas, apresentações artísticas e