É difícil andar pelas ruas de Belo Horizonte durante o período de Carnaval sem esbarrar com um folião que esteja bebendo uma latinha de Xeque Mate. O drinque criado por um grupo de amigos mineiros em 2015 se tornou parte da crescente tradição carnavalesca da capital mineira e, agora, de outras cidades brasileiras.
Atualmente, a bebida tem mais de 600 pontos de venda, podendo ser encontrada em outros municípios de Minas Gerais e em outros estados, como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, Espírito Santo, Goiás e São Paulo. A capital paulista foi, inclusive, o segundo foco da empresa durante o Carnaval de 2023.
“Sempre trabalhamos com recursos próprios, então o crescimento orgânico também tem funcionado para a expansão. Criar relação com os ambulantes, com eventos que a gente já frequentava em São Paulo”, relatou Gabriel Rochael, sócio-diretor responsável pela fábrica e pela Mascate, runeria e bar que surgiu com o sucesso da bebida em BH. “Fomos em um bloquinho [em São Paulo] e todos os ambulantes tinham. Foi muito legal”, acrescentou.
“Conheci o Xeque Mate com um amigo que foi morar em BH e falava muito que era uma bebida tipo caipirinha, bem difundida entre a galera mais jovem. Outros amigos experimentaram e disseram que era maravilhoso, então fiquei com expectativa”, contou a jornalista Amábile Reis. “Por sorte, quando chegou o Carnaval de São Paulo, vi que estava bem difundido nos bloquinhos, bem fácil de encontrar”, completou a paulistana.
“O que eu mais gosto da bebida é que ela é muito refrescante. Acho que é uma pedida ideal para bloco de Carnaval, festival, ou rolê na rua”, disse ela, que pretende trocar a tradicional cerveja pelo drinque mineiro. “Ela tem uma vantagem muito boa comparada a cerveja, que depois da segunda latinha deixa a barriga meio inchada. Já com o Xeque Mate, eu tomei sexta, sábado, domingo e fiquei ótima, sem estufamento”, contou Amábile, que definiu o drinque como “a bebida do momento”.
Agora, os sócios pretendem manter o crescimento do Xeque Mate pelo país e por Minas. Depois do Carnaval, o foco é expandir as vendas no Rio de Janeiro e, para 2023, a meta é triplicar as vendas. “Ainda somos uma empresa pequena, então cada nova praça é uma nova equipe, um investimento. O Xeque Mate ainda tem muito o que crescer, principalmente em BH, que é onde a gente começou”, afirmou Gabriel.
Carnaval de BH
“O belo-horizontino abraçou o Xeque-Mate. Belo Horizonte sempre motivou a gente”, contou Gabriel. A bebida nasceu de um pedido feito para Gabriel: um drinque que tivesse na composição chá mate e rum - assim surgiu a bebida que mistura os dois elementos com limão e guaraná.
Da demanda, veio a produção caseira da bebida mista que foi ganhando espaço em festas de Belo Horizonte e nas ruas da cidade. Então, surgiu o interesse dos vendedores ambulantes da cidade. “Foi uma coisa muito natural. A gente pegava carrinhos de supermercado pra vender na rua, então criamos uma relação com eles e nos aproximamos do sindicato [Associação dos Trabalhadores Ambulantes de Belo Horizonte] de um jeito muito orgânico”, contou o também sócio, Alex Freire.
“O xeque mate é mais um produto belo-horizontino bem forte que seguiu nesse boom cultural da capital. É uma coisa que o mineiro gosta de mostrar”, disse Gabriel. De tão reconhecida, a bebida virou até fantasia de folião neste Carnaval. "É a melhor bebida pro Carnaval. Eu amo muito”, contou Daniela Brum, que se “vestiu” do drinque mineiro para acompanhar o bloco Beiço do Wando, nesse domingo (19) de folia em Belo Horizonte.
Do sucesso da marca, surgiram também o rum Mascate, a Maré - uma produção de sodas gaseificadas naturais sem álcool, a base de frutas e extratos vegetais - e a Mascate Runeria. São três unidades na capital, no Mercado Novo, Savassi e Floresta, a ideia da runeria é de desenvolver um “laboratório para novas ideias”, popularizando drinques rápidos e fáceis.
As bebidas produzidas na casa são, inclusive, uma homenagem ao Carnaval de Belo Horizonte, batizadas a partir de blocos tradicionais como Swing Safado e Alcova Libertina. Gabriel revelou que dois dos drinques mais queridos pelo público vão virar bebidas prontas, assim como o Xeque Mate. O lançamento era previsto para antes do Carnaval, mas o planejamento focado no carro chefe da casa acabou adiando a novidade para depois da folia.