Localizado no Vale do Sol, em Nova Lima, bem perto da capital, está o recém-inaugurado Hacienda 1979. O restaurante, situado no Chevals Centro Hípico, um dos principais centros de hipismo mineiros, reúne o melhor da gastronomia argentina, combinado à influências da cozinha italiana.
Enquanto o nome Hacienda traz a referência a fazendas e estâncias argentinas, a data que o acompanha, 1979, remete à data de criação do Grupo Chalezinho, responsável pelo restaurante. O grupo também comanda os tradicionalíssimos O Italiano e Vila Chalezinho, além do Cozinha de Fogo Wäls e uma série de outros velhos conhecidos da capital.
Inspirado nas fazendas da Bacia Platina, o projeto da casa é assinado pela arquiteta Beth Nejm. São dois ambientes: um aconchegante salão com lareiras e adega, e a varanda com vista para a pista do Chevals. Juntos, eles comportam até 180 pessoas - e as reservas têm sido disputadas, já que o restaurante funciona em horários restritos entre quintas-feiras e domingos.
“É uma homenagem aos anos de história do grupo”, conta a produtora de eventos e Relações Públicas responsável pelo restaurante, Magda Carvalho. Para elaborar o menu, os fundadores do restaurante foram até o país vizinho para conhecer de perto a cultura alimentar dos hermanos e escolher os pratos que não podiam ficar de fora da seleção.
O que comer no Hacienda 1979?
No menu, criado com consultoria da renomada chef assadora Ligia Karazawa, clássicos argentinos e massas frescas compartilham o protagonismo. Empanadas argentinas (com menção honrosa para a de queso y cebolla) dividem espaço com os tradicionais arancinis, bolinhos de risoto italiano, como opções de entrada. Outra figura marcante da seção do menu é a clássica milanesa, servida com queijo derretido e gratinado na hora.
Para os pratos principais, os protagonistas são, indiscutivelmente, os cortes de carnes nobres, Black Angus, da Carapreta, sempre servidos com o clássico chimichurri, produzido na cozinha do Hacienda. Também se incluem na parrilla camarão, opções de peixe, camarões, galeto e prime rib. A ideia é que o cliente escolha o corte e as guarnições de acompanhamento, que podem ser compartilhadas.
Entre os acompanhamentos estão saladas, preparações especiais de batatas e ratatouille, além de farofa, creme de espinafre e três versões de arroz. De volta às carnes, dois preparos pensados para serem compartilhados são o Chuletón Argentino, um corte generoso do filé de costela, e o Cuarto Delantero de Cordero, uma paleta de cordeiro mais que saborosa.
Para homenagear as origens italianas do grupo, as massas frescas, preparadas na casa, também figuram entre as opções de pratos principais. As opções incluem um pacchero com fonduta (“molho” de origem italiana) de parmesão, linguiça de porco e salsa trufada; parpadelle verde, fonduta de aspargos e cogumelos salteados; e outros pratos que são pedidos ideais para os dias mais frios.
Drinks e sobremesas
Dois carros chefes são os indicados para uma primeira visita ao Hacienda: Recoleta, que homenageia o exuberante bairro argentino, e o Baloutbet De Rouet. O primeiro é quem rouba a cena. O drink levíssimo é feito com purê de pêra, suco de uva, vinho e Ketle One Botanical. Como um truque de mágica, ele é servido com uma bolha no topo, que libera o aroma da mistura quando se estoura.
Outra seção encantadora do menu é a de sobremesas. Três opções são fixas no cardápio: Dulce de Leche, uma pavlova recheada com doce de leite defumado, queijo coalho na brasa e coco chamuscado; Panqueque, um crepe recheado com brigadeiro caseiro, acompanhado de sorvete de cappuccino; e a Panna Cotta, clássico creme de baunilha acompanhado de frutas frescas da temporada e geleia de goiabada reduzida ao vinho branco. Ainda, existem as opções do dia, exibidas em uma vitrine na entrada do restaurante, que podem incluir um delicioso bolo de chocolate amargo e bombons recheados.
Serviço
Hacienda 1979
Endereço: Rua Atlas, 464, Vale do Sol - Nova Lima
Datas: Quinta, sexta e sábado - Jantar
Sexta, sábado e domingo - Almoço
Reservas: