Teve início nessa quinta-feira (24), a 36ª edição do Festival de Jabuticaba, Cultura e Gastronomia de Sabará, que ocupa o centro histórico da cidade mineira desde 1987. O evento reúne chefs renomados e mais de 40 produtos derivados da jabuticaba, em uma grande celebração à colheita da fruta e às produtoras locais.
Entre geleias, pães, tortas, temperos e uma infinidade de preparações derivadas da fruta, os produtos estão à vista em 26 estandes espalhados pelo centro histórico de Sabará. As receitas, transmitidas de geração em geração, são produzidas de forma artesanal por 26 mulheres que fazem parte da Associação de Produtores de Derivados da Jabuticaba de Sabará (Asprodejas).
“As famílias esperam o ano todo para a chegada do festival, pois ele movimenta muito a economia da cidade. A expectativa para este ano é atrair mais de 140 mil pessoas nos quatro dias”, conta a organizadora do evento e presidente da Asprodejas, Elizabeth Braga. É uma grande celebração da colheita da fruta, que está extremamente ligada à identidade do povo da cidade”, relata.
Considerado bem imaterial da cidade, o festival também conta com concursos que vão eleger a melhor geleia, o melhor licor e o melhor produto inovação. Chefs renomados, como Flavio Trombino, do restaurante Xapuri, participaram do evento em aulas show, fazendo receitas com jabuticaba.
Serviço
36º Festival de Jabuticaba, Cultura e Gastronomia de Sabará – A Virada do Tacho
Quando: De 24 a 27 de novembro (de quinta a domingo)
Horários: Quinta – das 18h às 22h
Sexta – das 10h às 22h
Sábado e domingo – das 9h às 22h
Onde: no centro histórico de Sabará, próximo às praças Melo Vianna e Santa Rita.
(Sob supervisão de Lucas Borges)