Ouvindo...

Consórcio de vinhos do Chianti mira mercado do Brasil

Região é uma das mais famosas produtoras da Itália

Vinhos da região do Chianti têm selo de denominação de origem controlada e garantida

O consórcio de vinícolas do Chianti, uma das principais regiões produtoras de vinho da Itália, vai investir cerca de 1,1 milhão de euros (R$ 5,5 milhões) em 2023 para promover seus rótulos no exterior. De acordo com a entidade, os principais focos da iniciativa são Brasil, Coreia do Sul, EUA, Japão, México, Vietnã e Tailândia.

“Após os anos difíceis da pandemia, é fundamental consolidar mercados já brilhantes, como Japão e EUA, mas também buscar novos destinos. Por isso, decidimos investir em países como Vietnã, Tailândia, Brasil e México”, diz o presidente do Consórcio Vinho Chianti, Giovanni Busi.

Parte dos recursos — 451 mil euros (R$ 2,26 milhões) — será repassada pelo governo da região da Toscana. A iniciativa busca aumentar a competitividade dos vinhos do Chianti no exterior, com ações de promoção que evidenciem seus elevados padrões de produção.

Os rótulos do Chianti têm selo de denominação de origem controlada e garantida (DOCG). Eles são fabricados apenas nas províncias de Arezzo, Florença, Pisa, Pistoia, Prato e Siena — todas na Toscana.