Ouvindo...

Rigatoni do Barolio é mergulho na tradição no primeiro restaurante napolitano do Brasil

Restaurante napolitano celebra a gastronomia da cidade costeira italiana; conheça a receita de Rigatoni

Rigatoni Ravello, receita do restaurante napolitano Barolio

É impossível não se render a um bom macarrão. Seja em preparos mais simples, com massa acompanhada por molho bolonhesa ou por carnes e frutos do mar, a receita é sempre a certa. O rigatoni, uma versão do clássico italiano, está entre os pratos prediletos do público no restaurante Barolio, localizado no Vila da Serra.

Considerado o primeiro restaurante de gastronomia napolitana no país, o Barolio apresenta tradicionais pizzas napolitanas, seguindo a receita original e para além das massas que são a cara da Itália, o diferencial do estabelecimento está em destacar os peixes e frutos do mar, abundantes na cidade próxima ao Mar Tirreno.

Origens napolitanas

A história do Barolio começou em uma venda de azeites na cidade litorânea de Nápoles, no sul da Itália. O negócio acabou se transformando em um bar e, alguns anos depois, o napolitano Carlo Caredda fundou a primeira unidade do Barolio, não na Itália, mas na cidade alemã de Dusseldorf. O nome veio da junção das palavras “bar” e “olio” (azeite, em italiano), uma referência à origem do restaurante.

Em 2010, o chef napolitano resolveu vir para o Brasil com a esposa para passar uma temporada de seis meses – que se estendeu por 12 anos. Durante este período, o italiano se dedicou a abrir e chefiar uma unidade do Barolio em Minas Gerais, inserindo a rica gastronomia napolitana na capital.

Após mais de dez anos no Brasil, o chef decidiu retornar à Itália, mas o restaurante segue sob o comando do arquiteto e sócio Mateus Hermeto. Foi ele o responsável por idealizar a mudança do restaurante da avenida Fleming, na Pampulha, para a Alameda Oscar Niemeyer, no Vila da Serra, em Nova Lima.

No estabelecimento, além das pizzas adoradas pelos clientes mineiros, a receita de rigatoni é um sucesso. Nela, a massa é acompanhada por iscas de filé mignon e o tradicionalíssimo molho pomodoro. A combinação saborosa por si só ainda é complementada por tomatinhos e folhas de rúcula.

Com preparo rápido e simples, a receita mais vendida no Barolio pode ser recriada em casa. Aprenda!

Receita | Rigatoni Rivello do Barolio

Ingredientes
  • 100g de massa de rigatoni de grano duro

  • 120g de iscas de filé mignon

  • 150ml de molho pomodoro

  • 25g de parmesão

  • 30g de tomatinhos

  • 8 folhas de rúcula

  • 3g de salsinha

  • Temperos

Modo de preparo

1. Frite as iscas de filé mignon com azeite de oliva e alho, em uma frigideira e reserve;

2. Na mesma panela salteie os tomatinhos e acrescente o molho pomodoro;

3. Cozinhe a massa do rigatoni de grano duro em uma panela com muita água até ficar al dente;

4. Adicione o rigatoni na frigideira com o molho e tempere;

5. Acrescente a carne que tinha sido reservada e salteie;

6. Ao empratar, acrescente a rúcula, a salsinha e as lascas de parmesão.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.