Ouvindo...

O Chef e o Cabra: restaurante temporário traz cozinha armorial para Minas

Comandado pelo chef Onildo Rocha, restaurante inserido na 27ª edição da CASACOR Minas Gerais representa gastronomia nordestina

Restaurante temporário intitulado ‘O Chefe e o Cabra’ faz parte da 27ª edição da CASACOR Minas

Em menos de dez dias, a 27ª edição da CASACOR Minas Gerais se encerra. A mostra acontece entre terças-feiras e domingos desde o início de agosto, tem foco claro na arquitetura, mas restaurantes temporários roubam a atenção de qualquer visitante. É o exemplo de O Chef e o Cabra, casa inspirada no Movimento Armorial.

O termo criado por Ariano Suassuna pode parecer difícil, mas tem um significado simples: destacar as raízes da cultura nordestina. O Chef é o paraibano Onildo Rocha, precursor da “cozinha armorial”, enquanto o designer Gustavo Greco completa a sociedade como o Cabra. A dupla, também responsável pelas casas Abaru e Notiê, em São Paulo, traz experiência imersiva nas riquezas do Nordeste.

Localizado nos jardins do Palácio das Mangabeiras, o restaurante é hospedado em um espaço projetado pela arquiteta Sarah James e cercado por um jardim de cactáceas, executado pelo biólogo Wanderlan Pitangui. No local, as delícias da terra natal de Onildo são entregues em cerâmicas d’O Ateliê de Cerâmica, produzidas artesanalmente na região metropolitana da capital mineira.

Para abrir o apetite, belisquetes são oferecidos - com a orientação de serem comidos com as mãos. Entre eles, unidades de croqueta de cordeiro, tortilhas de macaxeira com ragu de porco picante e pastéis de queijo canastra com chutney de cebola e rapadura, opções saborosas e cheias de personalidade.

Já nas entradas, a opção que se destaca é um crudo de carne de sol com tapioca suflada, uma escultura abstrata. O prato é acompanhado por uma maionese de coentro e picles de maxixe, uma combinação surpreendente, com sabor marcante. Aos que preferem não arriscar, as batatas rústicas com alecrim e aioli são pedida certa.

Para o prato principal, o escolhido da noite foi o ravióli de queijo das cabras de Taperoá, município da Paraíba. A massa é servida ao beurre blanc, tradicional molho cremoso francês, recriado com a brasileiríssima manteiga de garrafa. No topo, tomates concassé - sem pele e sem sementes, cortados em cubinhos - complementam os sabores da receita.

Na sobremesa, a escolha é certa: torta de limão-capeta servida no formato da fruta. A opção, que contrasta a acidez do limão com o doce do chocolate branco, é tão deliciosa quanto instagramável. Também se destaca no menu a mousse de chocolate com caramelo salgado e crumble de baru, fruto de uma árvore nativa do Cerrado brasileiro. Para os amantes da combinação Romeu & Julieta, o restaurante também traz uma cheesecake com queijo canastra e goiabada de Ponte Nova.

Bebidas especiais

Entre os drinks, opções tradicionais como Negroni e Aperol Spritz integram o cardápio. Apesar disso, versões recriadas como o Caju Mule roubam a cena. Rica em nutrientes e resistente ao calor do Nordeste brasileiro, a fruta ganha um destaque no menu do Chef e o Cabra e surge acompanhada por melaço de cana, xarope de gengibre e vodka neste drink.

Outras opções imperdíveis são Amor com Amor se Paga, um drink de gin com beterraba, tangerina e alecrim. Outro entre os exclusivos do menu está o Cabra da Peste, bebida de chocolate branco quente com rum, cardamomo e canela - ainda disponível em uma versão sem álcool.

O Chef e O Cabra permanece aberto na CASACOR Minas, no Palácio das Mangabeiras, até 25 de setembro. De terça a sexta-feira o restaurante funciona entre 17h e 22h; aos sábados, de 13h às 22h; aos domingos, de 13h às 20h.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.