Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo têm 61% da torcida brasileira, diz pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest

Levantamento ouviu 6.373 pessoas entre 27 de abril e 1º de maio em 278 cidades brasileiras

Mais de 60% dos brasileiros que se declaram amantes de futebol torcem para um dos quatro clubes que formam o G4 das maiores torcidas do país. Isso é o que aponta ‘O Maior Raio-X do Torcedor de 2024’, pesquisa feita pela CNN, Itatiaia e Quaest Consultoria e Pesquisa.

No levantamento, que teve 6.373 entrevistas entre 27 de abril e 1º de maio, 25% dos torcedores afirmaram ter o Flamengo como time do coração. O rubro-negro carioca é seguido pelos paulistas Corinthians (17%), Palmeiras (10%) e São Paulo (9%).

Somados, os quatro clubes de maior torcida do Brasil têm 61% da preferência, o que mostra que quase dois em cada três torcedores brasileiros são flamenguistas, corintianos, palmeirenses ou são-paulinos.

    Esses quatro clubes mantêm a mesma posição da pesquisa realizada no ano passado pela Quaest Consultoria e Pesquisa a pedido de CNN e Itatiaia.

    Em abril de 2023, o Flamengo foi apontado como clube do coração por 24% dos torcedores, passando este ano para 25%. O Corinthians experimentou uma queda de um ponto percentual, passando de 18% para 17%.

    O maior rival corintiano, o Palmeiras, subiu de 9% para 10%, e viu o São Paulo cair de 9%, em 2023, para 8%, em 2024.

    Todos esses movimentos foram dentro da margem de erro das duas pesquisas, que é 1,4 ponto percentual, para mais ou para menos.

    Força histórica

    Extremamente vencedores, esses quatro clubes têm as respectivas galerias de troféus como aliadas na formação de suas legiões de torcedores por todo o Brasil, como mostra O Maior Raio-X do Torcedor.

    Dos dez mundiais de clubes que o futebol brasileiro tem, seis foram conquistados por eles, com o São Paulo levantando a taça três vezes, o Corinthians duas, e o Flamengo, uma.

    Na Copa Libertadores, esses quatro clubes somam dez das 23 conquistas brasileiras, com flamenguistas, são-paulinos e palmeirenses sendo tricampeões, e os corintianos tendo um título.

    No Campeonato Brasileiro, a força desse G4 que lidera o ranking de torcidas no país é impressionante. Considerando-se todas as unificações promovidas pela CBF, são 67 campeões possíveis da Primeira Divisão. E eles ganharam 32 taças, isso sem incluir a Copa União vencida pelo Flamengo, em 1987.

    Leia também

    O maior campeão brasileiro é o Palmeiras, com 12 taças; seguido por Flamengo e Corinthians, com sete; e o São Paulo, que é hexacampeão.

    Desde 1937, quando o Atlético venceu o Torneio dos Campeões, equiparado ao Brasileirão pela CBF em 2023, são 17 os clubes vencedores do torneio.

    Palmeiras, Flamengo, Corinthians e São Paulo concentram 48% dos títulos nacionais, com os outros 13 campeões tendo ficado com 52% das taças.

    Metodologia da pesquisa

    A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados. A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.


    Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

    Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro
    Leia mais