Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Vasco ultrapassa Atlético e Cruzeiro e entra no top 5 de maiores torcidas do Brasil

Números estão no Maior Raio-X do Torcedor, pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest divulgada nesta quarta-feira (15)

Um dos principais apontamentos da nova pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest é o avanço do Vasco no ranking das torcidas, com o clube de São Januário tomando a quinta posição dos mineiros Atlético e Cruzeiro, que dividiram o posto no O Maior Raio-X do Torcedor de 2023.

O Cruz-maltino contava com 4% da torcida, contra 5% dos dois rivais de Minas Gerais. Agora, a situação se inverteu, pois o Vasco é quem soma 5%, contra 4% de Atlético e Cruzeiro.

É importante destacar que essa alteração está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 1,4 ponto percentual.

O caráter nacional da torcida vascaína é um diferencial a favor do time de São Januário nessa batalha com os mineiros pelo quinto lugar do ranking das torcidas.

No levantamento do ano passado, o Vasco tinha 46% dos seus fãs no Sudeste, com outros 46% divididos entre o Nordeste (22%) e o Norte (24%).

A pesquisa atual mostra que 41% dos vascaínos estão no Sudeste, com 39% entre o Nordeste (24%) e o Norte (15%) somados.

No caso de Cruzeiro e Atlético, 98% e 97% das suas respectivas torcidas estão concentradas no Sudeste, região em que está Minas Gerais.

Leia também

Metodologia da pesquisa

A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados. A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro
Leia mais