Um dos principais apontamentos da nova pesquisa
O Cruz-maltino contava com 4% da torcida, contra 5% dos dois rivais de Minas Gerais. Agora, a situação se inverteu, pois o Vasco é quem soma 5%, contra 4% de Atlético e Cruzeiro.
É importante destacar que essa alteração está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 1,4 ponto percentual.
Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo têm 61% da torcida brasileira, diz pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest O Maior Raio-X do Torcedor: entenda metodologia da pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest O Maior Raio-X do Torcedor: veja o que mudou no ranking de 2023 para 2024 Vasco ultrapassa Atlético e Cruzeiro e entra no top 5 de maiores torcidas do Brasil Atlético, Cruzeiro e Grêmio têm maiores torcidas fora do eixo Rio-São Paulo, mostra pesquisa Palmeiras tem torcida mais nacional que seus rivais paulistas, diz pesquisa
O caráter nacional da torcida vascaína é um diferencial a favor do time de São Januário nessa batalha com os mineiros pelo quinto lugar do ranking das torcidas.
No levantamento do ano passado, o Vasco tinha 46% dos seus fãs no Sudeste, com outros 46% divididos entre o Nordeste (22%) e o Norte (24%).
A pesquisa atual mostra que 41% dos vascaínos estão no Sudeste, com 39% entre o Nordeste (24%) e o Norte (15%) somados.
No caso de Cruzeiro e Atlético, 98% e 97% das suas respectivas torcidas estão concentradas no Sudeste, região em que está Minas Gerais.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados. A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.