Quase 25% dos brasileiros que gostam de futebol são torcedores do Flamengo. É o que aponta a pesquisa
O Rubro-Negro carioca segue líder no ranking nacional com alguma folga, na comparação com os dados de pesquisa de 2023. Assim como no último levantamento, Corinthians e Palmeiras fecham o Top 3 das maiores torcidas do país.
A pesquisa mostra que o tamanho das torcidas pouco mudou entre 2023 e 2024, com variações ocorrendo dentro dos intervalos de confiança. A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.
Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo têm 61% da torcida brasileira, diz pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest O Maior Raio-X do Torcedor: entenda metodologia da pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest O Maior Raio-X do Torcedor: veja o que mudou no ranking de 2023 para 2024 Vasco ultrapassa Atlético e Cruzeiro e entra no top 5 de maiores torcidas do Brasil Atlético, Cruzeiro e Grêmio têm maiores torcidas fora do eixo Rio-São Paulo, mostra pesquisa Palmeiras tem torcida mais nacional que seus rivais paulistas, diz pesquisa
Nesse sentido, a vantagem do Flamengo sobre o Corinthians passou de seis pontos percentuais em 2023 para oito pontos percentuais em 2024, ampliando a estabilidade na liderança. O Timão se consolida em 2º lugar com sete pontos percentuais a mais que o rival da capital paulista. No ano passado, essa diferença foi de nove pontos percentuais.
Ainda em 4º lugar, o São Paulo subiu de 8% para 9% da torcida brasileira.
Grêmio e Vasco ganham força no cenário nacional; mineiros caem
Dois clubes ganharam força no levantamento e subiram posições no ranking das maiores torcidas do Brasil em 2024. Um deles é o Vasco, que estava em 6º lugar com 4% em 2023, mas agora ocupa a 5ª posição com 5%. O outro é o Grêmio, que passou de 3% para 4% e subiu da 7ª para a 6ª posição.
Por outro lado, a dupla de gigantes mineiros perdeu uma posição. Atlético e Cruzeiro dividiram a 5ª posição em 2023 com 5%; e agora estão empatados em 6º, junto com o Tricolor gaúcho, com 4% da torcida brasileira.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados. A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.