Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Ex-Cruzeiro, técnico Pepa é demitido por clube do Catar

Português foi desligado do Al-Ahli na tarde desta segunda-feira (8); demissão coincide com dia em que Cruzeiro demitiu Larcamón

Ex-Cruzeiro, Pepa foi demitido pelo Al-Ahli, do Catar, nesta segunda-feira (8)

Pepa, ex-técnico do Cruzeiro, foi demitido nesta segunda-feira (8) pelo Al-Ahli, do Catar. Segundo o clube, o desligamento do treinador foi motivado pelos maus resultados da equipe sob o comando do português.

Por meio das redes sociais, o Al-Ahli comunicou a rescisão de contrato com Pepa e informou que o assistente Khaled Taj, da comissão técnica fixa, será o substituto imediato do português.

“A direção do Al-Ahli decidiu oficialmente rescindir o contrato do português Pedro Miguel, treinador de futebol do clube, e dos seus assistentes, por conciliação entre as partes. A decisão da direção de rescindir o contrato do treinador veio após os resultados recentes da equipe, que levaram ao rebaixamento do Al-Ahli na tabela de classificação da Liga de Futebol do Qatar. E, finalmente, a derrota para o Al-Markhia FC”, escreveu.

Anunciado em 3 de outubro do ano passado, Pepa foi contratado para o lugar do montenegrino Neposha Jovovich. Ao todo, foram 19 partidas no comando do Al-Ahli, com nove vitórias, dois empates e oito derrotas. O aproveitamento foi de 50,87%.

Cruzeiro está sem técnico

A demissão de Pepa coincide com o mesmo dia em que o Cruzeiro anunciou a saída de Nicolás Larcamón.

“O Cruzeiro comunica que decidiu pela descontinuidade de Nicolás Larcamón no comando técnico da equipe. Além do treinador, deixam o clube os auxiliares técnicos Javier Berges e Damian Ayude, o analista de desempenho Miguelangel Leopardi e o preparador físico Juan Cruz Monaco. Agradecemos por todo o comprometimento no dia a dia do Cruzeiro e desejamos sucesso na sequência da trajetória dos profissionais”, escreveu.

Anunciado pelo Cruzeiro no fim de dezembro, Larcamón dirigiu a equipe em 14 jogos, com sete vitórias, quatro empates e três derrotas. Nesse período, o time celeste fez 21 gols e sofreu 13. O aproveitamento foi de 59,52%. O contrato do treinador havia sido assinado até dezembro de 2025.

Prestígio de Larcamón acabou com vice do Mineiro

Conforme antecipou a Itatiaia, uma reunião na tarde desta segunda-feira (8) sacramentou a saída de Nicolás Larcamón. A perda do título mineiro para o Atlético, nesse domingo (7), fez o técnico Nicolás Larcamón balançar e perder respaldo interno no Cruzeiro.

Larcamón foi chamado de burro pelo Mineirão lotado nesse domingo após ver o Cruzeiro perder o título estadual para o arquirrival. Na final, o time cruzeirense precisava do empate para erguer a taça após cinco anos, mas perdeu de virada por 3 a 1.

Algumas decisões do técnico Nicolás Larcamón estavam sendo contestadas nos bastidores do clube. A não utilização com mais frequência de atletas da base também pesou para a demissão.

O nome de Larcamón também não era unanimidade na própria diretoria do Cruzeiro. Antes mesmo da final contra o Atlético, alguns diretores já desejavam a saída do argentino. O diretor técnico Paulo Autuori, segundo apuração da Itatiaia, questionava decisões do treinador.

Incoerência em decisões incomodou líderes da SAF

Segundo apurou a reportagem, a demissão de Larcamón teve relação com decisões questionadas pela direção da SAF e pelo elenco, além da baixa utilização de jogadores formados nas categorias de base.

Decisões questionáveis acerca da escalação do time nos últimos jogos geraram desconforto na cúpula cruzeirense. Pelo mesmo motivo, Larcamón perdeu parte do grupo. Uma fonte informou que as justificativas do treinador convenciam o elenco.

No primeiro clássico da final do Mineiro, por exemplo, Larcamón optou por deixar Zé Ivaldo no banco de reservas. A decisão surpreendeu a direção, o grupo e, principalmente, a torcida.

Outra decisão que contrariou parte do grupo foi levar vários titulares para compor o banco de reservas na partida de quinta-feira (4), em Quito, contra a Universidad de Quito, pela abertura da Copa Sul-Americana. Alguns atletas entendiam que seria melhor ficar na Toca na preparação para o clássico.

No jogo internacional, por exemplo, Zé Ivaldo foi escalado como titular e acabou deixando a partida com uma contusão muscular. Por pouco, o zagueiro não reuniria condições de jogar o clássico.

Larcamón ainda foi muito criticado pela formação colocada em campo diante do Sousa, na Copa do Brasil, quando da eliminação do Cruzeiro na primeira fase diante do clube paraibano.

Passagem de Pepa pelo Cruzeiro

Demitido pelo Cruzeiro em 29 de agosto, Pepa foi contratado em 20 de março deste ano. Na ocasião, o treinador chegou para substituir Paulo Pezzolano, que deixou o clube antes de assumir o Real Valladolid, da Espanha.

No total, Pepa dirigiu o clube mineiro em 25 jogos e conseguiu sete vitórias, além de oito empates e 10 derrotas.

Cruzeiro avalia contratação de Luis Zubeldía, ex-LDU

Ativo no mercado em busca de um treinador após demitir Nicolás Larcamón nesta segunda-feira (8), o Cruzeiro avalia a contratação de Luis Zubeldía. O argentino, de 41 anos, está sem clube desde dezembro, quando deixou a LDU, do Equador.

O técnico ganhou notoriedade ao ser campeão da Copa Sul-Americana, contra o Fortaleza, pelo clube equatoriano. No ano passado, Zubeldía também foi campeão do Campeonato Equatoriano pela LDU.

Recentemente, ele foi especulado no São Paulo após a saída de Dorival Júnior, mas o negócio não avançou.

Zubeldía é um dos nomes que o Cruzeiro avalia neste momento. O argentino já passou por outros clubes importantes da América do Sul, como Lanús, Barcelona de Guayaquil, Racing e Cerro Porteño.

O treinador encerrou a carreira de jogador profissional de forma precoce, aos 23 anos, por uma grave lesão. Aos 27 anos, ele se tornou o mais jovem técnico dentre os clubes que disputavam a elite do futebol argentino.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.
Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.