Inter e Grêmio fazem, neste domingo (16), às 16h (de Brasília), a partida de volta da final do Campeonato Gaúcho 2025. No Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, as equipes se enfrentam pelo título estadual.
A vantagem construída pelo time de Roger Machado no jogo de ida, disputado no último sábado (8), coloca o Colorado na posição de poder perder por até um gol de diferença para os treinados de Gustavo Quinteros. Mesmo com este possível resultado adverso, a taça ficará na casa do Inter.
Inclusive, para o Colorado, a conquista vale muito mais que o troféu da competição. O eventual título encerraria um jejum de quase nove anos sem ganhar nada. O último foi em 2016, justamente pelo estadual, quando derrotou o Juventude.
Vencer o Gauchão 2025 pode dar o gás que o Inter precisa para a retomada de grandes conquistas a nivel nacional e internacional. Nesta temporada, o clube disputa o Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.
Para o Tricolor, o troféu também significaria mais do que a faixa no peito. Além de precisar de uma virada que entraria para história do futebol do Sul, o Grêmio conquistaria o octa do Gauchão.
Esta marca de oito títulos consecutivos só foi conquistada uma vez, pelo Inter (1969-1976). Mais do que isso, se os treinados de Gustavo Quinteros conseguirem reverter o placar adverso, encostariam no rival em números totais de troféus do estadual (45 a 43 atualmente). Ou seja, jogariam uma pressão maior ainda para os lados do Beira-Rio em 2026.
E pensando no presente, uma vitória pode retomar o bom trabalho que o técnico gremista fez quando chegou a Arena. Foram quatro goleadas em oito jogos na primeira fase do Campeonato Gaúcho.
Com o início da Copa do Brasil e confrontos eliminatórios no estadual, a equipe desandou nos trilhos e tem feito atuações questionáveis.
Como chega o Inter para o GreNal
Roger Machado tem algumas dúvidas no ataque para o clássico deste domingo. Valencia pode perder posição para Borré, recuperado de um problema muscular. Carbonero ou Vitinho também têm chances de começarem no banco, para dar lugar a Wesley.
No mais, o time pode deve ser o mesmo que venceu o rival no duelo de ida da decisão, salvo algumas possíveis mudanças.
Como chega o Grêmio para o GreNal
Gustavo Quinteros talvez abra mão do seu tradicional 4-2-3-1 para compor o meio-campo com mais volantes. Cuéllar é cotado para voltar ao time titular após se recuperar de um edema muscular. O colombiano ficaria ao lado de Villasanti e Dodi.
Edenilson também pode aparecer entre os 11 iniciais para o clássico. Com isso, Camilo e Monsalve, que começaram o jogo da ida na Arena, iriam para o banco. Cristaldo, que foi titular no meio da semana, também ficaria na reserva. Braithwaite ainda é dúvida, mas deve jogar.
Inter x Grêmio
Inter
Anthoni; Aguirre, Vitão, Victor Gabriel e Bernabei; Fernando, Bruno Henrique, Alan Patrick, Vitinho e Carbonero (Wesley); Valencia (Borré). Técnico: Roger Silva.
Grêmio
Tiago Volpi; João Pedro, Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Cuéllar, Dodi (Amuzu), Villasanti e Edenilson; Olivera e Braithwaite (Arezo). Técnico: Gustavo Quinteros.
Motivo: jogo de volta da final do Campeonato Gaúcho 2025
Data e horário: 16 de março de 2025 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Auxiliares: Bruno Rafael Pires (GO) e Nailton Júnior de Souza Oliveira (CE)
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (PR)
Transmissão:
TV: Globo (RS, via RBS TV), SporTV e Premiere.