Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Grêmio no WhatsApp

Grêmio anuncia retorno de Arthur após sete anos; veja detalhes

Meio-campista campeão da América em 2017 volta ao clube gaúcho para sequência da temporada

Arthur volta ao Grêmio após saída em 2018 para o Barcelona

O Grêmio anunciou, nesta quinta-feira (28), o retorno do ídolo Arthur, meio-campista de 29 anos que estava na Juventus. Campeão da Libertadores 2017, o jogador volta ao clube gaúcho após sete anos.

“O torcedor do Grêmio pode comemorar: Arthur está de volta. Revelado no Tricolor e ídolo de uma geração, o volante de 29 anos retorna a Porto Alegre depois de sete anos e meio no futebol europeu. A confirmação ocorreu nesta quarta-feira pelo departamento de futebol do Grêmio, após a realização de exames e a assinatura de contrato”, escreveu o clube gaúcho.

Em vídeo publicado pelo Grêmio, Arthur falou sobre esta chegada ao Tricolor para sequência da temporada.

“Estava ansioso (pela minha vinda), queria que chegasse logo. Hoje estou aqui. Eu bati o pé para voltar ao Grêmio. É minha casa, tem minhas raízes”, disse, em vídeo de anúncio publicado pelo clube gaúcho.

O Grêmio preparou um vídeo especial para o anúncio do meio-campista. No conteúdo, o atleta falou sobre este retorno.

“Quando cheguei aqui (no Grêmio), tinha 13, 14 anos. Fiz toda a minha adolescência aqui. Quando surgiu o primeiro interesse (para voltar) era uma situação mais complicada, dependia da Juventus. Tinha outras propostas melhores para Juventus e para mim, mas eu bati o pé para voltar”, revelou.

Arthur desembarcou no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, por volta das 12h da segunda-feira (25). O jogador assina com o Grêmio por empréstimo junto ao clube italiano até metade de 2026.

O meio-campista tinha conversas para voltar a Porto Alegre há algum tempo. O avanço nas tratativas aconteceu nos últimos dias, quando um acerto foi encaminhado.

Arthur deixou o Grêmio em 2018 rumo ao Barcelona de Lionel Messi e Luis Suárez. Chegou a ser convocado para defender a Seleção Brasileira e foi campeão da Copa América.

Posteriormente, foi vendido a Juventus, onde acabou sendo emprestado para Liverpool, Fiorentina e Girona.

Veja nota do Grêmio na íntegra

“O torcedor do Grêmio pode comemorar: Arthur está de volta. Revelado no Tricolor e ídolo de uma geração, o volante de 29 anos retorna a Porto Alegre depois de sete anos e meio no futebol europeu. A confirmação ocorreu nesta quarta-feira pelo departamento de futebol do Grêmio, após a realização de exames e a assinatura de contrato. Com mais experiência na bagagem, o jogador realiza o sonho pessoal de voltar a vestir a camisa do clube que o revelou para o futebol. O vínculo de Arthur será por empréstimo até o final de junho de 2026 junto à Juventus da Itália, com a possibilidade de prorrogação até dezembro de 2026.

Natural de Goiânia (GO), Arthur Henrique Ramos de Oliveira Melo chegou ao Grêmio no final de 2010, com 14 anos. Trilhando um caminho vitorioso nas categorias de base do Tricolor, recebeu suas primeiras oportunidades na equipe principal em 2015, sob comando do técnico Luiz Felipe Scolari. Fixado no elenco em 2016, Arthur fez parte do grupo campeão da Copa do Brasil e foi um dos protagonistas na conquista do tricampeonato da Copa Libertadores em 2017, ano de sua consagração como o melhor atleta de sua posição na América.

Naquele ano, integrou a seleção dos melhores do Campeonato Brasileiro, foi eleito atleta revelação da competição e escolhido o melhor jogador da final da Libertadores contra o Lanús. Sua capacidade de ditar o ritmo da equipe, organizar o meio-campo, e ser uma referência técnica foi crucial para dar o equilíbrio necessário a um esquadrão histórico, multicampeão e considerado um dos melhores times do Grêmio de todos os tempos.

Também em 2017, recebeu sua primeira convocação para defender a Seleção Brasileira. Pelo Grêmio, conquistou ainda a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Gaúcho de 2018. Ao todo, disputou 70 jogos com a camisa tricolor, marcando seis gols.

Na metade de 2018, iniciou sua trajetória no futebol europeu pelo Barcelona, da Espanha, protagonizando a maior venda de um atleta gremista na história. No clube catalão conquistou a Supercopa e o Campeonato Espanhol em sua primeira temporada. Em 2020, transferiu-se para a Juventus, da Itália, e, pela Vecchia Signora, levantou a Supercopa e a Copa da Itália. O volante também defendeu, por empréstimo, o Liverpool (ING), a Fiorentina (ITA) e o Girona (ESP). Em 2019, foi campeão da Copa América pela Seleção Brasileira, em torneio realizado no Brasil.”

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.