Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Inter no WhatsApp

Com Gauchão, Inter busca fim de jejum de títulos; relembre

Colorado pode voltar a levantar uma taça neste domingo (16), às 16h, contra o Grêmio; Veja as últimas conquistas do clube nas demais competições

O Inter está muito próximo de conquistar o Campeonato Gaúcho 2025. A vitória de 2 a 0 em plena Arena do Grêmio, no jogo de ida da final contra o maior rival, elevou a expectativa da torcida colorada pelo retorno dos títulos.

A partida de volta deste próximo domingo (16), às 16h, pode marcar o fim de um jejum do clube de quase nove anos sem levantar uma taça. No Beira-Rio, em Porto Alegre, o Colorado pode perder até por um gol de diferença que sairá com o troféu do estadual.

O último foi justamente o Gauchão, em 2016. Na final daquela ocasião, o Inter derrotou o Juventude nos dois confrontos, por 1 a 0 fora e 3 a 0 em casa, levando seu 45º troféu da competição. O Colorado emendava o sétimo título consecutivo e doutrinava o futebol gaúcho.

Durante a campanha, o time era treinado pelo técnico Argel Fucks. Com ele, ficou em terceiro lugar na primeira fase. Depois, venceu o São Paulo-RS por 3 a 0, nas quartas. Na semi, dois jogos dramáticos contra o São José-RS: 0 a 0 no Estádio Passo D’Areia e 1 a 0 no Beira-Rio, ambos em Porto Alegre.

Apesar da necessidade e vontade de levar novamente esta conquista em 2025, o grande objetivo colorado para a temporada é vencer um título de maior expressão. Seja Copa Libertadores, Copa do Brasil ou Brasileirão.

Jejum de títulos do Inter

Se no Gauchão fazem quase nove anos que o Inter não levanta a taça, nas demais competições o jejum é ainda maior.

Copa Libertadores

O último título internacional do Colorado foi em 2011, pela Recopa Sul-Americana. No ano anterior, veio a conquista do bi da Libertadores, contra o Chivas-MEX. Ou seja, há 15 temporadas o time gaúcho não leva o troféu da competição da Conmebol.

Em 2023, a equipe chegou perto. Acabou eliminada na semifinal pelo Fluminense, em pleno Beira-Rio. Antes, em 2015, o Inter também chegou nesta fase, mas caiu para o Tigres-MEX.

Copa do Brasil

O tempo sem ganhar a Copa do Brasil é grande para o Colorado. São 33 anos sem esta conquista. A última foi em 1992, quando ganhou do Fluminense na final pelo placar de 1 a 0.

Em 2019, o Inter bateu na trave na competição nacional. Acabou derrotado na decisão pelo Athletico, no Beira-Rio.

Campeonato Brasileiro

Por fim, o Brasileirão. De todos os campeões da competição nacional, o Inter só não está há mais tempo sem conquistar o título do que o Guarani-SP, que não frequenta a Série A desde 2010.

Os anos 70 foram dourados para o Colorado. O clube levantou o troféu em 1975, 1976 e 1979. Nos 45 anos seguintes, não conseguiu mais ganhar. Porém, acumula nove vices: 1967, 1968, 1987, 1988, 2005, 2006, 2009, 2020 (terminou em 2021), 2022.

A última edição que o Inter ficou em segundo lugar do Brasileirão não foi dolorida. Isto porque o Palmeiras, campeão na ocasião, já havia disparado na liderança. Mas a penúltima foi traumática para os torcedores.

Em 25 de fevereiro de 2021, pelo Campeonato Brasileiro 2020, o Inter precisava vencer o Corinthians na última rodada para ser campeão após 41 anos. No fim do duelo, Edenilson marcou um gol que daria o título ao Colorado após tanto tempo. Porém, o meia estava impedido. O confronto terminou 0 a 0, e o Flamengo foi campeão.

Vencer o Gauchão 2025 pode dar o gás que o Inter precisa para a retomada de grandes conquistas a nivel nacional e internacional.

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.
Leia mais