Anunciado na manhã desta quinta-feira (18) como
Pezzolano foi a primeira contratação da gestão Ronaldo. O profissional acumulava passagens por Torque e Liverpool, ambos do Uruguai, e Pachuca, do México. A Itatiaia relembra a passagem do comandante pelo Cruzeiro:
Início de Pezzolano pelo Cruzeiro
A estreia do treinador na Raposa terminou em goleada por 3 a 0 sobre o URT, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro de 2022. A equipe celeste ficou na terceira colocação da fase inicial do estadual, com 22 pontos — sete vitórias, um empate e três derrotas em 11 jogos.
O Cruzeiro passou pelo Athletic com duas vitórias na semifinal, mas parou no Atlético durante a grande final. Na sequência, os treinados de Pezzolano estrearam com derrota para o Bahia na Série B do Campeonato Brasileiro.
Apesar de o resultado ruim na largada da competição nacional, o time mineiro ‘engrenou’ e se tornou a melhor equipe daquela edição da Segunda Divisão brasileira.
Melhor time da Série B
Do fim de abril até início de junho, Pezzolano comandou um Cruzeiro que venceu nove partidas consecutivas. Em paralelo, a Raposa avançava na Copa do Brasil — onde durou até as oitavas de final, eliminado para o Fluminense.
Após alguns altos e baixos, os comandados do técnico uruguaio conseguiram um período longo de invencibilidade entre 17 de agosto e 5 de outubro. Foram 16 jogos, com nove êxitos e sete placares igualados.
Pezzolano levou a melhor contra o Grêmio
Durante os dois períodos de invencibilidade citados acima, O Cruzeiro de Pezzolano conquistou pontos importantes contra o Grêmio — adversário direto na briga pelo título da Série B.
No primeiro turno, a Raposa bateu o Tricolor por 1 a 0 no Mineirão. No segundo turno, o time mineiro conquistou um ponto na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, após empate por 2 a 2.
No comando do Inter, Pezzolano terá o desafio — sempre necessário para um treinador no futebol gaúcho — de demonstrar uma equipe com ímpeto e vencedora nos clássicos GreNais.
Título, acesso e início de 2023
Pezzolano levou o Cruzeiro ao título e ao acesso após três anos do clube disputando a Série B. O retorno à elite do futebol nacional foi confirmado ainda na 31ª rodada, enquanto a taça veio na 32ª.
O treinador chegou para o ano de 2023 benquisto por clube e torcida celeste. O próprio, porém, admitiu ‘não estar 100%' — além de que a decisão pela saída teria sido tomada ainda em dezembro de 2022, mas houve um entendimento para a permanência durante o Campeonato Mineiro.
“Não é uma decisão quente. Foi tomada com muita frieza, muito pensada. A decisão já estava tomada desde dezembro com a direção. Decidimos continuar no Campeonato Mineiro para que procurem o melhor treinador, para não colocar um interino. Demos o tempo para que pudessem fazer o caminho que tinham que fazer. Achar o melhor treinador possível para o Cruzeiro (...) Eu, sinceramente, não estava 100%. Este clube, gigante como o Cruzeiro, necessita de um treinador que esteja 1000%", disse Pezzolano, em seu pronunciamento de saída.
Pezzolano fez nove jogos pelo Cruzeiro em 2023, com somente duas vitórias. No total, o técnico somou 68 partidas, com 38 vitórias, 13 empates e 17 derrotas pelo clube celeste (62% de aproveitamento).
Depois do Cruzeiro, Pezzolano foi para o Valladolid, da Espanha. Na sequência, comandou o Watford, da Inglaterra, onde ficou até outubro.
Paulo Pezzolano chega ao Inter com contrato válido até o fim de 2026. O uruguaio terá o compromisso de montar um time competitivo para a temporada, após o frustrante 2025 do clube gaúcho.