O Inter empatou com o Grêmio por 1 a 1 na tarde deste domingo (16), no Beira Rio, em Porto Alegre, no segundo jogo da final do Campeonato Gaúcho e se consagrou campeão estadual em 2025. O resultado do jogo de ida (vitória colorada por 2 a 0), ajudou o Inter a quebrar um jejum de nove anos sem título: 3 a 1 no agregado.
Mais de 48 mil torcedores presentes no Beira-Rio, em Porto Alegre, viram Valencia abrir o placar da final com um gol antológico. Isso depois de uma etapa inicial muito nervosa. Wagner Leonardo empatou o jogo no segundo tempo.
O jogo ficou tenso nos minutos finais. Com bastante disputa física e muito empurra empurra, o jogo terminou com dois expulsos: Dodi (Grêmio) e Aguirre (Internacional).
Inter campeão estadual
A conquista vem na temporada em que o Grêmio poderia levar o octa gaúcho, marca que só o Inter tem na história da competição, portanto, a defendia.
Inclusive, o Colorado repete o feito de 1969. Na ocasião, o Grêmio chegava ao Gauchão com sete títulos consecutivos (1962-1968), mas o Inter foi campeão. A partir dali, emendou taças até alcançar a oitava seguida (1969 a 1976).
O jogo
Logo aos dois minutos do primeiro tempo, Carbonero recebeu um belo lançamento e ficou na cara de Tiago Volpi. O goleiro gremista fez uma grande defesa. Aos seis, Alan Patrick chutou da entrada da área, para uma nova defesa de Volpi.
Depois, foi a vez de Valencia tentar uma batida de longe. A bola desviou na zaga e foi para fora. Na cobrança de escanteio, Alan Patrick colocou na cabeça de Carbonero, que jogou rente à trave tricolor.
Em meio a toda primeira etapa, o Grêmio buscava achar espaço através de lançamentos, mas não conseguia impor grande perigo. O único bom lance foi aos 30, com Olivera, que recebeu passe de Braithwaite, limpou Bernabei e chutou para linha de fundo.
Aos 35, um choque de cabeça entre Igor Serrote e Bernabei paralisou o duelo. Os dois laterais se chocaram dentro da área de defesa colorada. Ambos ficaram bem e o confronto foi retomado.
Nos acréscimos, Alan Patrick cobrou uma falta para a área e, no meio do tumulto, a bola parecia ter batido na mão de Lucas Esteves. O VAR analisou, e o árbitro não assinalou a marca da cal. Nada de bolas na rede nos primeiros 45 minutos de GreNal.
Segundo tempo
O segundo tempo começou com chegadas dos dois lados, mas a primeira boa oportunidade só veio aos oito minutos. João Lucas foi até a diagonal da entrada da área colorada, pelo lado direito, e chutou para fora.
Aos 10, Valencia fez o inacreditável. Um golaço de falta, de muito longe, para abrir o placar: 1 a 0 Inter. A redenção de um jogador que foi responsabilizado na eliminação da Copa Libertadores 2023 veio no início de 2025. O equatoriano comemorou muito com seus companheiros após o lance.
Grêmio empata
Logo na sequência, aos 15, Wagner Leonardo apareceu de cabeça e colocou a bola na rede de Anthoni: 1 a 1. O lance foi para o VAR, e a decisão foi por manter o gol.
O Tricolor começou a gostar da partida, apesar da boa vantagem colorada. Mas o time de Roger Machado soube controlar a vantagem construída nos dois duelos.
Aos 35, Rogel perdeu na corrida para Braithwaite, que ficou na cara de Anthoni, mas não aproveitou a oportunidade. Fernando estava na cobertura.
Borré quase colocou o Inter novamente à frente do placar, mas Volpi defendeu seu chute.
O Grêmio tentou uma pressão, mas nada mais foi feito. Fim de clássico. O resultado deu o título gaúcho ao Inter, o 46º na história do clube.
Inter 1 x 1 Grêmio
Inter
Anthoni; Aguirre, Vitão, Victor Gabriel (Rogel, 31 2ºT) e Bernabei; Fernando, Bruno Henrique (Ronaldo, 27 1ºT) Alan Patrick, Carbonero (Wesley, intervalo) e Vitinho (Thiago Maia, 45 2ºT); Valencia (Borré, 31 2ºT). Técnico: Roger Machado.
Grêmio
Volpi; Igor Serrote (João Lucas, intervalo), Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Camilo, Villasanti (Dodi, 24 2ºT) Edenilson (Monsalve, 24 2ºT), Amuzu (Arezo, 38 2ºT) e Olivera (Pavon, 24 2ºT); Braithwaite. Técnico: Gustavo Quinteros.
Gols: Valencia (12 min 2ºT), do Inter; Wagner Leonardo (15min 2ºT), do Grêmio
Cartões amarelos: Vitinho (Inter); Igor Serrote, Villasanti (Grêmio)
Público: 49.295 torcedores
Renda: R$ 960,232,00
Motivo: jogo de volta da final do Campeonato Gaúcho
Data: 16 de março de 2025 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Auxiliares: Bruno Rafael Pires (GO) e Nailton Júnior de Souza Oliveira (CE)
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (PR)