O
Alcançar um resultado positivo contra o Sport será importante para o Cruzeiro se manter no G4, e, também, se recuperar do baque do meio da semana: a eliminação precoce na
Com o empate por 1 a 1 com o Mushuc Runa, em Riobamba, no Equador, na quarta rodada do Grupo E, o Cruzeiro não tem mais chances matemáticas de se classificar às oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Já o Sport, ainda busca a primeira vitória no Brasileirão e terá a estreia do técnico António Oliveira como um fator extra de motivação. Até o momento, são cinco derrotas e dois empates na competição.
A última vez que o Leão da Ilha somou três pontos em 90 minutos foi em 22 de março, na partida de ida da final do Campeonato Pernambucano, contra o Retrô, quando fez 3 a 2, ainda sob o comando do ex-cruzeirense Pepa.
Desfalques e pendurados
Para a partida com o Sport, o Cruzeiro não poderá contar com três jogadores lesionados. São eles: os zagueiros João Marcelo (lesão no joelho direito) e Janderson (lesão no joelho esquerdo), além do volante Matheus Henrique (lesão no menisco lateral do joelho direito).
O técnico Leonardo Jardim também não terá à disposição o volante Lucas Romero. O camisa 29 cumprirá suspensão automática por ter recebido o terceiro cartão amarelo na vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, no Mineirão.
No Sport, o técnico António Oliveira não poderá contar com o meia Lucas Lima, que recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota para o Fluminense, na última rodada, e cumprirá suspensão automática diante do Cruzeiro.
O atacante Gonçalo Paciência, diagnosticado com uma lesão no músculo ilíaco do quadril direito, só deve voltar a ficar disponível em meados de junho, quando o Brasileirão estará paralisado por conta do Mundial de Clubes.
Opções de Jardim
Leonardo Jardim tem a possibilidade de usar a base do time que venceu Vasco e Flamengo, nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Por isso o treinador poupou a maioria dos atletas considerados titulares contra o Mushuc Runa-EQU, no Grupo E da Copa Sul-Americana.
Diante dos equatorianos, só o goleiro Cássio e o zagueiro Fabrício Bruno iniciaram o jogo, que terminou empatado em 1 a 1 e decretou a eliminação celeste na competição continental.
Com a ausência de Lucas Romero recebeu, Walace seria o favorito para a vaga do argentino. O garoto Murilo Rhikman poderia ser outra opção do treinador português.
Opções de António Oliveira
Na maior parte da semana, após a demissão do técnico Pepa, o interino César Lucena foi o responsável pelos treinamentos de preparação para o confronto. O treinador português desembarcou no Recife na noite da última quinta-feira (8) e comandou apenas duas atividades antes da partida (uma na sexta e outra no sábado).
O zagueiro Rafael Thyere e o meia Sérgio Oliveira, que estavam em fase final de transição após lesões, podem estar à disposição para o primeiro jogo com o novo treinador.
Tabu na Ilha do Retiro
O Cruzeiro tentará encerrar um tabu de quase nove anos. A última vez que o time celeste venceu o Sport na Ilha do Retiro foi em 16 de novembro de 2016. Naquela ocasião, o time comandado por Mano Menezes venceu por 1 a 0, com gol de Henrique, na 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Desde então, Cruzeiro e Sport fizeram seis jogos. O time azul venceu três vezes, com dois empates e uma vitória pernambucana.
Estatística positiva
Invicto há quatro jogos na temporada, com três vitórias (Vasco, Vila Nova e Flamengo) e um empate (Mushuc Runa), o Cruzeiro vai em busca de uma estatística positiva no Campeonato Brasileiro: emplacar três vitórias seguidas na disputa nacional.
A última vez que essa sequência vitoriosa aconteceu foi entre 7 e 13 de julho de 2024, sob o comando de Fernando Seabra. Na ocasião, o Cruzeiro venceu o Corinthians (3 a 0), no Mineirão, o Grêmio (2 a 0), no estádio Francisco Stédile, em Caxias do Sul; e o Bragantino (2 a 1), no Independência.
Sport x Cruzeiro
Sport
Caíque França; Hereda, João Silva, Chico e Igor Cariús (Dalbert); Christian Rivera, Zé Lucas (Du Queiroz) e Sérgio Oliveira; Chrystian Barletta, Carlos Alberto (Atencio) e Pablo. Técnico: António Oliveira.
Cruzeiro
Cássio, Fagner, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Walace, Lucas Silva, Eduardo (Rodriguinho) e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.
- Motivo: oitava rodada do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 11 de maio de 2025, às 16h (de Brasília)
- Local: Estádio Ilha do Retiro, em Recife (PE)
- Árbitro: Raphael Claus (SP)
- Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
- VAR: Diego Pombo Lopes (BA)
- Transmissão: A Itatiaia transmite no rádio no 95,7FM e nos canais de Youtube. Na TV, o jogo será transmitido pelo Premiere.