Ouvindo...

Fortaleza vence o Bragantino e assume a liderança do Brasileirão

Resultado de 2 a 1, fora de casa, levou time cearense aos 45 pontos, dois a mais do que o Botafogo, que tem os mesmos 22 jogos

Pochettino comemora gol do Fortaleza contra o Bragantino pelo Brasileiro

O Fortaleza venceu o Red Bull Bragantino na noite deste sábado (17), por 2 a 1, pela 23ª rodada, e assumiu a liderança da Série A do Brasileiro. O time cearense chegou aos 45 pontos, ultrapassando o Botafogo, que tem 43. Os dois times têm 22 jogos.

Os cariocas podem reassumir a ponta neste domingo (18), se baterem o Flamengo, no Nilton Santos, às 18h30 (de Brasília). Mas ficará com um jogo a mais, já que o Fortaleza tem uma partida a fazer, da 19ª rodada, adiada contra o Internacional, em Porto Alegre.

O Fortaleza volta a liderar o Brasileiro após pouco mais de três anos. Em meados de 2021 ficou em primeiro entre as rodadas 2 e 4 da competição.

Pochettino marcou aos 25 minutos do primeiro tempo, após falha da zaga do Massa Bruta. Andrés Hurtado recuou para Douglas Mendes, que escorregou. Renato Kayzer ficou com a bola e lançou para Pochettino, que avançou e chutou forte, para marcar.

Mas a vantagem só durou 12 minutos. O mesmo Pochettino derrubou Vinicinho dentro da área, e o árbitro anotou o pênalti. Lincoln bateu e empatou.

No segundo tempo, o Fortaleza pareceu cansado, levou pressão, com boas defesas do goleiro João Ricardo, mas aos 44 minutos Kervin Andrade lançou Breno Lopes, que conseguiu chutar no cantinho de Fabrício e marcar.

Os dois times pouparam atletas por causa dos compromissos pela Copa Sul-Americana, no meio da próxima semana. Helinho começou no banco, pelo Bragantino, o mesmo com Breno Lopes pelo Leão. A novidade dos visitantes foi o retorno do lateral-direito Tinga, mas Marinho e Brítez estavam machucados.

O Bragantino está na 11ª colocação, com 27 pontos em 21 partidas, a 11 do G6, grupo de seis times que com certeza estará na Copa Libertadores em 2025.

Próximos jogos

Pela Série A, o Bragantino vai visitar o Flamengo no domingo (25) da outra semana, no Maracanã, no Rio, pela 24ª rodada. O jogo será às 20h (de Brasília). O Fortaleza recebe o Corinthians, também no dia 25, na Arena Castelão, na capital cearense, às 16h (de Brasília).

Mas os dois times voltam a campo no meio de semana, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O Bragantino vai à Neo Química Arena encarar o Corinthians, às 21h30 de terça-feira (20). Como perdeu por 2 a 1 na ida, como mandante, precisa vencer por dois gols para se classificar direto ou por um gol para levar a decisão do classificado para as cobranças de pênaltis.

O Fortaleza recebe o Rosario Central-ARG na Arena Castelão, na quarta-feira (21), às 19h (de Brasília), após empatar por 1 a 1 na Argentina. Quem ganhar avança, novo empate leva a definição da vaga aos pênaltis. Se Braga e Leão passarem eles se enfrentam nas quartas de final da “Sula”.

Bragantino 1 x 2 Fortaleza

Bragantino

Fabrício; Andres Hurtado, Douglas Mendes, Eduardo e Luan Cândido; Raul, Jhon Jhon (Henry Mosquera) e Lincoln (Chumbinho); Gustavo Neves (Lucas Evangelista), Vinicinho (Vitinho) e Thiago Borbas (Helinho). Técnico: Pedro Caixinha.

Fortaleza

João Ricardo; Tinga, Kuscevic, Titi e Felipe Jonatan; Lucas Sasha (Pedro Augusto), Zé Welison e Pochettino (Martinez); Yago Pikachu (Machuca), Renato Kayzer (Kervin Andrade) e Moisés (Breno Lopes). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Gols
Lincoln, de pênalti, (37min1ºT) para o Bragantino
Pochettino (25min1ºT), Breno Lopes (44min2ºT) para o Fortaleza

Cartões Amarelos
Helinho, Lucas Evangelista (Bragantino); Yago Pikachu, Titi, Kuscevic (Fortaleza)

Motivo: 23ª rodada da Série A do Brasileiro
Data e horário: 17 de agosto de 2024 (sábado), às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)

Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Auxiliares: Luanderson Lima Dos Santos (BA) e Thiago Rosa De Oliveira (RJ)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.