Ouvindo...

Além de Izquierdo, relembre jogadores que morreram após mal súbito em campo

Zagueiro uruguaio do Nacional é o caso mais recente, mas história mostra diversas tragédias com atletas

Zagueiro Serginho morreu após passar mal em partida do São Caetano contra o São Paulo no Morumbi, em 2004

A morte do zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional-URU, é mais uma tragédia que abala o mundo do futebol. O jogador de 27 anos morreu nesta terça-feira (27), cinco dias após passar mal em campo durante partida contra o São Paulo no Morumbi, pela Copa Libertadores, no dia 22 de agosto.

Leia também

Izquierdo sofreu uma arritmia cardíaca, mas também teve confirmada parada cardíaca e danos cerebrais. O futebol mundial é marcado pela recorrência de tragédias desse tipo, incluindo casos marcantes no Brasil.

Jogadores que morreram após mal súbito em campo

Antonio Puerta (Sevilla-ESP)

  • Em agosto de 2007, o jogador espanhol desmaiou durante partida contra o Getafe. Ele foi socorrido e saiu andando até o vestiário, onde sofreu uma parada cardíaca. Levado ao hospital, Puerta sofreu mais nove paradas cardiorrespiratórias em apenas três dias e não resistiu. O jogador tinha 22 anos.

Serginho (São Caetano)

  • O zagueiro brasileiro morreu em outubro de 2004, aos 30 anos. Ele estava em campo pelo Azulão em partida da Série A do Campeonato Brasileiro, contra o São Paulo, no Morumbi, e desmaiou no gramado após parada cardiorrespiratória. Socorrido ainda em campo, foi levado ao hospital, mas não resistiu e morreu 40 minutos depois.

Miklós Fehér (Benfica-POR)

  • O atacante húngaro defendia o Benfica em partida contra o Vitória de Guimarães em janeiro de 2004. Instantes após receber um cartão amarelo, ele passou mal e caiu em campo após sofrer parada cardiorrespiratória. A morte foi confirmada horas após o ocorrido.

Renan Henrique (Água Santa-SP)

  • Com apenas 16 anos, o jovem sofreu infarto em maio de 2019 durante treino do time Sub-17 do Água Santa. Ele foi encaminhado a um hospital, mas não resistiu.

Ahmed Refaat (Modern Future-EGI)

  • Um dos casos mais recentes é do egípcio Ahmed Refaat, que morreu aos 31 anos em julho de 2024. Em março, ele sofreu uma parada cardíaca durante jogo contra o Ittihad Alexandria, pelo Campeonato Egípcio. Levado ao hospital, foi submetido a uma cirurgia para colocação de um stent e chegou a receber alta. Quase 4 meses depois, o atacante passou mal em casa e voltou a ser internado, mas morreu horas depois.

Deon (Bahia de Feira-BA)

  • Aos 36 anos, o atacante passou mal durante treino da equipe na Arena Cajueiro, em Feira de Santana-BA, em agosto de 2023. O jogador sofreu um infarto, chegou a ser atendido pelo Samu, mas não resistiu.

Piermario Morosini (Livorno-ITA)

  • O meia italiano morreu aos 25 anos, em abril de 2012. Durante partida contra o Pescara, pela Série B da Itália, ele caiu em campo aos 31 minutos do primeiro tempo, quando a equipe vencia por 2 a 0. Morosini recebeu massagem cardíaca ainda no gramado, mas morreu minutos após ser levado ao hospital.

Samuel Okwaraji (Nigéria)

  • O jogador morreu em agosto de 1989 enquanto defendia a Seleção da Nigéria em partida contra Angola, pelas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 1990. O meio-campista tinha 24 anos. A autópsia revelou que Okwaraji tinha um coração com tamanho muito maior que o normal e forte pressão sanguínea.

Repercussão completa da morte de Juan Izquierdo, do Nacional-URU


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.